Início Destaques Deputado Samuel Moreira recebe Medalha Brigadeiro Tobias

Deputado Samuel Moreira recebe Medalha Brigadeiro Tobias

Homenagem é considerada a mais alta condecoração da Polícia Militar

Em reconhecimento à atuação em defesa do aperfeiçoamento e avanço das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar, o deputado estadual Samuel Moreira recebeu a ‘Medalha Brigadeiro Tobias 2010′, a mais alta condecoração da Polícia Militar. A entrega foi realizada  na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, durante solenidade comemorativa dos 179 anos da Polícia Militar, na Academia do Barro Branco (APMBB), localizada no Tucuruvi, na Zona Norte da Capital.

Ao todo, foram homenageados 63 pessoas, entre elas, o secretário adjunto da Segurança Pública, Arnaldo Hossepian Salles Lima Jr., o cônsul geral do Japão, Kasuaki Obe, e o cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis.  “É com orgulho que no dia do aniversário da Polícia Militar pudemos homenagear essas pessoas que fizeram a diferença para a sociedade, ajudando a polícia a obter resultados bons para o cidadão na redução da criminalidade e dos indicadores”, destacou o comandante geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo.

Brigadeiro Tobias de Aguiar

A ´Medalha Brigadeiro Tobias` foi instituída pelo decreto nº 45.648, de 07 de dezembro de 1965, em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar,  com a finalidade de condecorar os integrantes da corporação e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem com o aperfeiçoamento e avanço das atividades.

Nascido em Sorocaba, Rafael Tobias de Aguiar foi um dos chefes da Revolução Liberal (1842), em São Paulo, e um dos mais destacados chefes liberais da primeira metade do século XIX. De uma rica família de fazendeiros, ingressou no Regimento das Milícias e, aos 26 anos, reuniu uma brigada de cem homens e foi para o Rio de Janeiro combater as tropas portuguesas que se opunham à independência. Presidente da Província (1831-1835/1840-1841), recebeu o posto de brigadeiro honorário do império. Em 1842, Sorocaba foi declarada capital provisória da província e Tobias de Aguiar o presidente. Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembléia Provincial proposta pelo presidente da província Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, na época denominada Força Pública. Tobias se tornou o patrono da corporação.

 

Artigo anteriorNúcleo Sindical promove encontro com Alckmin
Próximo artigoPresidente FHC pede reação indignada da militância contra fábrica de falsas acusações