Início Bancada Dias estranha fato de Lula não processar Valério por calúnia e difamação

Dias estranha fato de Lula não processar Valério por calúnia e difamação

Alvaro Dias, Líder do PSDB no Senado

Em Barcelona, onde está nesta sexta-feira, 14, para receber um prêmio do governo catalão, o ex-presidente Lula não contestou a afirmação de Marcos Valério de que entregou ao Ministério Público Federal documentos comprovando acusações contra ele. Ao ser questionado sobre a suposta prova, Lula respondeu: “Pergunta para ele [Marcos Valério]”. O Líder do PSDB, senador Alvaro Dias, em entrevista publicada no Blog do jornalista Josias de Souza, estranhou as críticas de petistas a Marcos Valério e a alegação de que falta autoridade moral a ele para acusar o ex-presidente.

“Marcos Valério diz que tem provas e que entregou os elementos à Procuradoria, e tem sido muito criticado por isso, mas não vi nenhuma manifestação de Lula, principal atingido pelas denúncias, no sentido de processar o denunciante por calúnia e difamação”, disse o Líder do PSDB.

Na entrevista ao Blog do Josias, o senador Alvaro Dias diz acreditar que Marcos Valério não havia falado o que sabe em depoimentos como o que deu na CPI dos Correios, por exemplo, pelo acordo que tinha com o PT. Agora, condenado, Valério teria visto que a proteção prometida a ele não funcionou, e por isso decidiu apresentar novas informações sobre os empréstimos fictícios que alimentaram o esquema do mensalão.

“Ocorre que houve um acordo explícito entre as partes. A explicitação desse acordo ficou visível naquela entrevista estranha que o Lula deu em Paris, praticamente simultânea com outra entrevista que o Marcos Valério deu no Brasil. Ambos procuraram passar a versão de crime eleitoral, com existência de caixa dois. Foram entrevistas simultâneas e combinadas. Hoje, Marcos Valério percebeu que o acordo não funcionou. A proteção prometida a ele não veio. Condenado, ele começa a falar. Ele é um jogador, e não fala, evidentemente, sem objetivos. Mas deu informações em seu depoimento à Procuradoria que justificam uma investigação, e diz ter passado provas. As denúncias têm de ser averiguadas”, defendeu o Líder do PSDB.

O empresário Marcos Valério, operador do esquema do mensalão, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo ter apresentado à Justiça provas de denúncias que fez envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgadas pela imprensa nesta semana. Valério deixou com o Ministério Público, segundo a reportagem da Folha, um registro de um depósito no valor de R$ 98,5 mil – a quantia teria sido empregada para o pagamento de despesas pessoais de Lula. O valor teria chegado ao ex-presidente por meio de uma empresa de propriedade de Freud Godoy, ex-assessor do petista e beneficiário, até os dias atuais, de remunerações oriundas de diretórios do PT e de gabinetes de políticos da sigla.

Artigo anteriorIncapacidade administrativa da gestão petista impede crescimento do país, diz Vaz de Lima
Próximo artigoSaúde, segurança e educação batem recorde de desaprovação, diz pesquisa