Início Destaques Alvaro Dias: Rosemary está sendo poupada

Alvaro Dias: Rosemary está sendo poupada

Para Líder do PSDB no Senado, Rosemary Noronha está sendo poupada pelo governo federal

“A revelação de mais este escândalo mostra que a equipe de Dilma é muito fraca, está aquém das necessidades do País, abaixo do merecimento da sociedade. E a causa dessa fragilidade da equipe presidencial é este modelo promíscuo de loteamento dos cargos, que passa também pelas agências reguladoras, produzindo escândalos como este revelado pela Polícia Federal. No campo da ética o governo do PT é uma tragédia, principalmente por conta da condescendência e da cumplicidade com os desmandos, e pela prática de loteamento de cargos que puxa para baixo a qualidade da administração, assim como abre as portas para os favorecimentos e a corrupção”. A afirmação foi feita, nesta quarta-feira(05/12), pelo Líder do PSDB, senador Alvaro Dias, ao fazer questionamentos, em sessão da CCJ, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, sobre a Operação Porto Seguro, que apontou a existência de um esquema de venda de pareceres técnicos fraudulentos de órgãos públicos para favorecer empresas privadas.

O senador destacou que o governo, além de agir com pouco rigor no combate à corrupção, age para blindar os envolvidos no escândalo. “É essencial que o Congresso possa ouvir principalmente os denunciados no caso, é preciso que sejam interrogados os rastaqueras que integram esta quadrilha”, afirmou.

O Líder também salientou que a ex-chefe do escritório da presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, está sendo poupada da investigação, já que segundo o ministro da Justiça, ela não teria sido grampeada. Alvaro Dias aproveitou a audiência para elogiar o trabalho da Polícia Federal e fazer um apelo pela instalação da CPI que vai investigar os desdobramentos da Operação Porto Seguro.

No Plenário, o senador voltou a defender a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o escândalo, e afirmou que se o governo deseja mesmo promover uma “faxina”, não poderia poupar Rosemary Noronha, principal personagem do caso. “A fábrica de escândalos neste governo é fruto de um aparelhamento jamais visto na história do País. O governo precisa adotar uma postura de sinceridade no ato de investigar, e para corrigir seus erros, deveria autorizar seus representantes no Senado a assinar o requerimento de criação da CPI. Aí sim teríamos uma investigação de forma absoluta. Se o governo quisesse fazer a tão apregoada limpeza, certamente não pouparia determinadas pessoas neste escândalo como está sendo poupada a sra. Rosemary. O combate à impunidade passa por ações objetivas e ousadas e para cumprir o nosso dever, precisamos instalar esta CPI para mostrar o que estava ocorrendo na administração federal a partir da atuação desta quadrilha”, disse o senador.

Cobrança por novos depoimentos

Mais cedo, na reunião da CCJ, o Líder do PSDB,senador Alvaro Dias, informou que o diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Rubens Vieira, preso pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro e solto após concessão de habeas corpus, confirmou que virá ao Senado na próxima semana, para dar esclarecimento sobre sua participação no esquema fraudulento de venda de pareceres. O senador também pediu a aprovação do convite ao secretário nacional dos Portos, José Leônidas Cristino, para que explique a participação de sua pasta no caso.

“Não podemos adotar postura de conformismo diante da revelação e da existência de uma quadrilha que operava na administração federal, inclusive batendo às portas da Presidência. O secretário dos Portos não está diretamente envolvido, não é um dos rastaqueras da quadrilha, mas é o responsável pela pasta e precisa dar explicações. Esta quadrilha parecia operar no ramo de pequenos e grandes negócios, já que tratava de assuntos relativos a compra de um sofá e também da concessão de área para instalação de um porto em um negócio bilionário. Não podemos apenas ficar assistindo isso passivamente”, afirmou o senador.

Artigo anteriorPara tucanos, governo Dilma age no improviso e tenta fazer cortesia com chapéu alheio
Próximo artigoCortesia com o chapéu alheio, análise do ITV