O deputado federal William Dib (PSDB-SP) afirmou que o ex-ministro José Dirceu defende a si próprio quando contesta a lei da Ficha Limpa. O parlamentar declarou também que o petista desrespeita a mobilização popular que resultou na criação da norma. Dirceu chamou a lei de “absurda” durante evento ocorrido em Santa Catarina, na última semana.
“A lei protege a população e dá uma qualificação melhor para a política. Além disso, é resultado de uma grande luta popular. Quando Dirceu a chama de ‘absurda’, ele está dizendo que a vontade do povo é também ‘absurda, algo que não concordo’”, afirmou o deputado.
Dib, titular da Comissão Especial que estuda a Reforma Política na Câmara, disse que as críticas do ex-ministro do governo Lula – condenado no julgamento do Mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – à Ficha limpa são motivadas por interesses pessoais. Lembra que o PT, fundado por Dirceu e que teve o ex-ministro como presidente, prevê em seu estatuto a expulsão de condenados com trânsito em julgado – o que ocorreu com ele e demais envolvidos no esquema de mensalão. Dirceu recebeu pena de 10 anos e 10 meses de cadeia, mais multa de R$ 676 mil.
“O eleitor não quer mais saber de políticos envolvidos em crimes e condenados pelo Judiciário. Temos na lei da Ficha Limpa um grande instrumento contra isso. Se Dirceu discorda da lei, ele está contrariando o desejo da população brasileira”, conclui.