Início Notícias do PSDB Diversidade e Mulheres debatem desafios no século XXI

Diversidade e Mulheres debatem desafios no século XXI

Se resumíssemos em uma palavra o conteúdo do encontro virtual entre Mulheres e Diversidade o termo escolhido seria respeito. Seja pela implementação de políticas públicas seja no amadurecimento do brasileiro enquanto sociedade, todas as ações têm como fio condutor a busca por respeito.

Com o tema “Os desafios da diversidade no século XXI”, a live promovida nesta quinta-feira pelo Diretório Estadual,  Diversidade Tucana e o PSDB Mulher reuniu, além dos presidentes dos segmentos, Ivan Batista e Edna Martins, respectivamente, o presidente do Diversidade Nacional, Edgar de Souza, o presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, e representantes dos diretórios e dos segmentos em Araraquara e São Carlos.

Para a presidente do PSDB Mulher São Paulo, Edna Martins, o contexto político nacional é hoje desfavorável, o que torna ainda mais fundamental que debates como esse sejam replicados e públicos. “No contexto de hoje do Brasil, com um governo federal conservador que promove discurso contra democracia e contra as  diferenças, é especial fazermos uma discussão sobre o que é a realidade da comunidade LGBT, uma realidade violenta, como devemos promover políticas públicas e o quanto precisamos amadurecer como sociedade e promover o respeito ao outro”, afirmou.

Para o presidente do Diretório Municipal de Araraquara, Jorge Bedran, uma sociedade que não respeita ou escuta as minorias não pode ser considerada uma sociedade de fato. “Por isso, perseguir os direitos, não só diversidade, negros e mulheres, em fóruns como esse são fundamentais para fomentar essas causas”, disse, reforçando a missão primordial dos partidos nessa questão.

Marcelo Gallego, Coordenador da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, elencou as ações implementadas pelo Governo do Estado, sob a gestão do governador João Doria. “São Paulo tem uma marca e é a diversidade. Temos pessoas do mundo inteiro e não podemos permitir que tirem isso da gente”, afirmou.

Ele contou ainda que neste mês será publicado o edital para a eleição dos membros do Conselho Estadual LGBT, uma demanda antiga do segmento e que vai virar realidade.

Para Edgar de Souza, presidente nacional da Diversidade Tucana, a pauta LGBT perpassa a todos e o grande desafio é fazer com que a sociedade a perceba como uma questão humana e que diz respeito a todos. “O grande desafio que temos enquanto luta é esse, ver mulheres, mulheres negras cis, como aqui,  abordarem e defenderem essa causa porque porque entendem que é uma causa humana. Isso é algo que a gente sempre tem de colocar”, afirmou.

O presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, elegiou o trabalho conjunto conduzido pelos segmentos (PSDB Mulher, Tucanafro, Juventude e Diversidade) em São Paulo e afirmou que o trabalho do PSDB é impedir retrocessos.

“Demos vários passos para trás nas liberdades individuais neste governo Bolsonaro”, disse. “E sabemos que se não houver constante luta e vigilância cada dia mais vamos perder esse espaço. O PSDB sempre representou de forma clara, em seus governos, avanços neste sentido”, afirmou ressaltando que a luta pelas liberdades e pela pluralidade se dá no dia a dia.

 

Artigo anterior(Ir)responsabilidades orçamentárias
Próximo artigoSP vai investir mais R$ 1,08 bilhão no programa Novas Estradas Vicinais