Fundado em 2006, o Diversidade Tucana – Secretariado de Diversidade Sexual do PSDB-SP, mostrou crescimento recorde neste ano e deve fechar 2011 com cerca de 30 núcleos estruturados em todo o Estado de São Paulo. Cinco já estão em estágio avançado de negociação para a formação do núcleo e outros 14 iniciam em agosto conversas com o secretariado.
“Nosso objetivo ao iniciar este trabalho, há cinco anos, era inserir conceitos sobre a diversidade sexual no partido, trabalhando as questões relativas ao assunto e propondo ações de governo importantes para a população GLTB (Gays, lésbicas, travestis, bissexuais e transsexuais)”, afirmou o presidente estadual Wagner Tronolone. “Tivemos muitos avanços e agora caminhamos para consolidar o processo em todo o Estado”, concluiu.
Exemplos de ações de governo importantes para o segmento não faltam. Entre as principais conquistas destacam-se a criação de órgãos executivos de políticas públicas para LGBTs na capital e no Governo do Estado, ambas instituídas pela gestão de José Serra. Foi ele quem criou também um ambulatório exclusivamente voltado para a saúde de travestis e transexuais, instalado no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, do Governo do Estado de São Paulo. Não menos importante foi a iniciativa do Governador Geraldo Alckmin, que sancionou a lei anti-homofobia estadual e criou a Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).
“Não podemos ignorar as necessidades de cerca de 10% da população, segundo estudos internacionais. Nosso trabalho é inserir a discussão livre de preconceitos, trabalhando para garantir cada vez mais políticas públicas voltadas para os GLTBs, que ainda hoje constituem uma minoria social vulnerável e, muitas vezes, excluída”, afirmou Marcos Fernandes, presidente nacional do Núcleo.
Para saber mais sobre a formação de Núcleos da Diversidade entre em contato com o diversidadetucana@gmail.com. Maiores informações também pelo site www.diversidadetucana.com.br.