Início Notícias do PSDB Doria e Ivan Lima são premiados no Dia da África

Doria e Ivan Lima são premiados no Dia da África

Personalidades e instituições que se destacam em ações sociais que contribuem no combate ao preconceito e ao racismo foram homenageadas

O governador João Doria e o presidente do Tucanafro estadual Ivan Lima, receberam neste dia 25 de maio, Dia da África, o troféu Mama África, um reconhecimento do Centro Cultural Africano de São Paulo a personalidades, artistas, empresários e autoridades que se destacaram com projetos, ações sociais e políticas afirmativas de inclusão dos afros descendentes.

O troféu faz parte da premiação do XV Prêmio África Brasil-2021, promovido pelo Centro Cultural Africano de São Paulo, instituição sem fins lucrativos fundada em 1999 pelo nigeriano Otunba (rei) Adekunle Aderonmu. Sua missão é fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África. “Trabalhamos há 22 anos para manter a união entre nossos irmãos, com o objetivo de valorizar a solidariedade, a ética, a esperança, o talento, o respeito, além de manter vivas as tradições culturais africanas e afrodescendentes”, disse Aderonmu.

Participaram os Secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Relações Internacionais, Julio Serson, e Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, além da Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, Rosangela de Paula, e o Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Gil Marcos Clarindo dos Santos.

“O Governo do Estado trabalha pela valorização das iniciativas da população afro descendente em nosso estado, propósito que tem sido um dos pilares de nosso trabalho. Por meio de nosso Centro de Equidade Racial, avançamos políticas públicas de emancipação da população afro descente”, disse o Secretário Marco Vinholi.

Com apresentação da jornalista Claudia Alexandre, a cerimônia foi em formato on-line, gravada no auditório do Teatro Sérgio Cardoso, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias em vista da pandemia de coronavírus.

O Governador João Doria foi premiado na categoria GESTÃO PÚBLICA. Ele priorizou a vacinação das comunidades quilombolas do estado e autorizou a criação do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico da População Negra. O Centro tem como objetivo coordenar e articular as ações de políticas públicas para promover a equidade racial no Estado de São Paulo.

Ivan Lima, secretário executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico do Governo do Estado de São Paulo foi o premiado na categoria EQUIDADE RACIAL.

“A Organização das Nações Unidas institui o Dia 25 de Maio como o Dia Internacional da África, em referência a libertação da África, que é celebrado em diversos países ao redor do mundo. Aqui no Brasil temos essa como uma data de reflexão do povo negro, importante para que possamos fazer o reconhecimento e a integração cultural africana e brasileira, visando o progresso, o desenvolvimento econômico e todo o trabalho do Centro Cultural Africano tem sido essencial para que possamos alcançar esse grande objetivo. Viva o Centro Cultural Africano, viva o XV Prêmio África Brasil-2021”, Ubuntu, concluiu Ivan Lima.

Além do Governador Doria e de Ivan Lima, os premiados do XV Prêmio África Brasil-2021 foram os seguintes:

CATEGORIA JORNALISMO – Miguel Arcanjo: Diretor do site Blog do Arcanjo. É idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura. Vencedor dos prêmios Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura (ANCEC), Prêmio Leda Maria Martins e Troféu Inspiração do Amanhã (Categoria Crítico de Arte) e  Prêmio Nelson Rodrigues.

CATEGORIA AÇÃO AFIRMATIVA – Luiza Helena Trajano, presidente da rede de lojas de varejo Magazine Luiza; lidera o Grupo Mulheres do Brasil e implantou o primeiro programa da empresa de trainee só para candidatos e candidatas negras e negros, em 2020.

CATEGORIA EMPREENDEDORISMO – Geraldo Rufino-  Com uma história inspiradora o empreendedor, escritor e palestrante, é um ex-catador de latinhas da periferia de São Paulo, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos.. Hoje é presidente da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina.

CATEGORIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS BRASIL – AFRICA:Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo – Foi embaixadora do Brasil junto à República de Côte d’Ivoire (2008-2012) e junto à Malásia (2012-2014).

CATEGORIA EDUCAÇÃO–Professora Adriana Vasconcellos – Possui mestrado em Educação, já concorreu a cargos públicos, sempre com expressiva votação. Em 2020, como candidata à vereança de São Paulo, foi uma das candidatas mais bem votadas. Atualmente encontra – se na Secretaria Municipal Relações Internacionais, como Chefe de Assessoria Técnica.

CATEGORIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Mr. Isiaka A. Imam – Embaixador da Nigéria no Brasil. É diplomata de carreira da Nigéria, no Serviço de Relações Exteriores da Nigéria.

O XV Prêmio África Brasil 2021 contou com a produção do Teatro Sergio Cardoso e apoio dos Consulados e Embaixadas de países Africanos no Brasil (República Federal da Nigéria (SP) e Consulados Nigéria, África do Sul, Egito, Namíbia, Angola, Togo e Senegal) e da União Africana. O apoio institucional é do Centro de Equidade Racial, do Amigos da Arte e das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Relações Institucionais e Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.