Início Bancada Doria entrega em Piracicaba o sexto BAEP de 2019

Doria entrega em Piracicaba o sexto BAEP de 2019

Governador entrega grupamento de elite da PM para atendimento a 52 cidades, com atuação nos padrões do policiamento de Choque e da Rota

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, inauguraram nesta quinta-feira (19) o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) com sede em Piracicaba, que vai atender 52 cidades da região e segue o padrão do policiamento de Choque e da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). É o sexto grupamento de elite da PM entregue pela atual gestão estadual em 2019.

“A melhor polícia militar do Brasil é a Polícia Militar do estado de São Paulo. Historicamente a mais preparada e bem treinada. Uma conquista que não é deste governo, e sim dos últimos 50 anos da PM de São Paulo”, disse Doria. “Até o final do nosso mandato, nós teremos 17 Baeps atendendo a todas o interior, regiões metropolitanas e litoral. Nosso governo cumpre o dever e o compromisso assumido com a população de São Paulo”, acrescentou.

Anunciado em agosto deste ano, o novo Baep passa a funcionar em um prédio alugado pelo Estado, por um valor mensal de R$ 18 mil. Para receber a unidade, o imóvel, que possui um terreno de 10 mil m² e 1,3 mil m² de área construída, passou por adequações custeadas pelo proprietário.

O local conta com salas para reuniões, almoxarifado e armazenamento de equipamentos, cinco alojamentos com banheiros, um vestiário, salas de aula, de musculação e administrativas, cozinha, banheiros externos, pátio interno e amplo estacionamento.

Com um efetivo que ultrapassa 200 policiais e 30 viaturas, o Baep de Piracicaba contará com três grupos de canil, distribuídos entre a cidade-sede e os municípios de Rio Claro e Sumaré. A inauguração eleva para 11 o número de Baeps em funcionamento no estado.

As outras unidades especializadas estão em operação nas cidades de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e Ribeirão Preto – que teve seu Baep inaugurado no último dia 17 –, além das unidades nas zonas leste e central da capital.

Treinamento de ponta

A equipe que compõe o Baep de Piracicaba iniciou o treinamento em novembro deste ano, com término no último dia 13, sob coordenação e aplicação do Comando de Policiamento de Choque.

Foram aplicadas disciplinas específicas do treinamento da Rota, 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

Os policiais do Baep estão aptos para patrulhamento tático; gerenciamento de crises e negociações com reféns; busca e localização de artefatos explosivos; conduta de patrulha em locais de risco; controle de multidões; e policiamento em eventos e praças desportivas.

Soldado homenageado

Durante o discurso à tropa da PM, o Governador fez uma homenagem ao soldado Vinicius da Silva de Melo, que atuava no 10º Batalhão de Piracicaba e foi morto a tiros de fuzil no último sábado (14), durante perseguição a um criminoso que transportava nove fuzis em um veículo. O bandido morreu horas depois, em nova troca de tiros com a PM enquanto fugia.

“Quero registrar a minha solidariedade ao soldado Melo, de apenas 28 anos. Sete anos de trabalho na PM e que, por cumprir o seu dever, infelizmente perdeu a vida. Deixo a minha solidariedade à esposa e aos seus dois filhos. Tenho certeza que o nome do soldado Melo estará no rol dos heróis da PM de São Paulo. Peço uma salva de palmas ao soldado Melo. Ele morreu cumprindo o seu dever”, afirmou Doria.