Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, na manhã desta segunda-feira (03), o prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), destacou que o balanço do primeiro semestre de sua gestão é “positivo”. Ainda assim, o tucano disse que há muito por fazer pelos cidadãos paulistanos. “O balanço é positivo. Posso falar isso com alma aberta e com o bom sentimento de alguém que tem autocrítica e uma boa visão da cidade”, disse.
“Acho que nesses seis meses a avaliação de forma geral da população é positiva. Aliás, as pesquisas atestam isso. Mas temos muito por fazer”, acrescentou o tucano. As informações são de reportagem do portal G1.
Um dos programas de maior destaque da gestão Doria até o momento foi o Cidade Linda, que aperfeiçoou a zeladoria de avenidas e praças da cidade. Em 25 edições, foram coletadas 665 toneladas de lixo, e realizadas mais de 5 mil podas e remoções de árvore. O Calçada Nova, projeto que acontece dentro do Mutirão Mário Covas, também promoveu o recapeamento de diversas calçadas. Só em janeiro deste ano, 11,3 mil metros quadrados de calçadas foram reformados.
Em seis meses, também foram fechados cerca de 53,7 mil buracos na cidade. Segundo Doria, a cidade conta novamente com um programa de recapeamento, o que não acontecia desde a segunda metade da gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab. “Temos muito o que fazer pela frente. Muitas ruas e avenidas a serem asfaltadas. Mas o importante é que finalmente começamos”, pontuou.
Parcerias
Apesar das conquistas, o prefeito ressaltou que ainda há muito o que fazer pela cidade, que ainda sofre com as limitações financeiras e o rombo no orçamento deixado pela gestão anterior, do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Para isso, a administração tem contado com parcerias com empresas privadas, que já doaram desde remédios e equipamentos até a reforma de estruturas públicas. Tudo sem a cobrança de contrapartidas da prefeitura.
“Não vamos resolver o problema de São Paulo em seis meses. Nós temos que ter consciência de que a realidade é difícil. São Paulo é uma cidade que tem R$ 7,5 bilhões de déficit no seu orçamento. Nós estamos lutando contra isso, fazendo uma gestão muito responsável fiscalmente e usando o apoio do setor privado”, completou João Doria.