O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) protocolou requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara cobrando informações sobre a visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, a Araraquara e São Carlos, na segunda-feira, 19.
Nas visitas, conforme divulgado pela imprensa, Dilma foi recebida com faixas e cartazes que a enalteciam como candidata à sucessão presidencial e, durante seus discursos, fez menção à necessidade de continuidade das políticas do governo Lula. Ela também participou de almoço com prefeitos da região em São Carlos.
Para Nogueira, há indícios de campanha antecipada. “Depois da viagem ao rio São Francisco, na semana passada, paga com dinheiro do contribuinte, a ministra utiliza o pretexto de vistoriar obras para fazer propaganda político-partidária na região”, disse Nogueira, que é vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados.
Nogueira solicita informações sobre o quanto foi gasto com diárias, passagens e outras despesas necessárias ao deslocamento da equipe de Dilma, a listagem dos servidores e colaboradores que participaram da visita, quem custeou o almoço em São Carlos. Ele também quer saber o andamento das obras visitadas, os recursos federais liberados para a região visitada, qual a fonte do dinheiro e objetivos.
Se o requerimento for acolhido pelo presidente da Câmara, a Casa Civil terá 30 dias para respondê-lo. A oposição entrou, também, com uma representação junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Lula e a ministra Dilma. Na ação, o PSDB, o DEM e o PPS acusam ambos de fazerem campanha eleitoral antes do prazo permitido por lei (5 de julho do ano da eleição) durante o tour ao Nordeste.