Início Destaque Lateral Home Duarte Nogueira condena manifestações marcadas por depredações em SP

Duarte Nogueira condena manifestações marcadas por depredações em SP

Duarte Nogueira
Presidente Estadual do PSDB-SP e deputado federal

O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP), condenou, nesta segunda-feira (28), as manifestações ocorridas em São Paulo, no final de semana, marcadas por confrontos e depredações.

De acordo com ele, a sociedade também desaprova a violência presente nos protestos e quer punição aos vândalos. Segundo o parlamentar, as manifestações são legítimas, desde que pacíficas.

“As manifestações são democráticas, mas não podem comprometer quem quer que seja, nem destruir o patrimônio público ou privado”, ressaltou Duarte. E completou: “A polícia deve ter total respaldo para agir e conter aqueles que comprometem quem quer que seja e destróem o patrimônio.”

Pesquisa do Datafolha, divulgada no domingo (27), mostra que 95% dos paulistanos desaprovam a ação dos black blocs (encapuzados), que participam de manifestações e pregam confronto e depredação como forma de protesto. A pesquisa foi feita na sexta-feira (25) com 600 pessoas e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A pesquisa indica que o apoio aos black blocs é maior entre os jovens de 16 a 24 anos – 11% dos entrevistados nesta faixa etária disseram apoiar o protesto com depredação de prédios públicos e privados. Mas mesmo entre eles é maior o percentual dos que não apoiam a ação: 87%. No grupo de entrevistados que têm 25 a 34 anos, 7% apoiam e 92% não apoiam e 1% não sabe.

Duarte Nogueira criticou a ação dos black blocs. Segundo ele, os manifestantes que se definem como integrantes dos black blocs se espelham em grupos agressivos que atuam em vários locais do mundo. “Não é por meio da anarquia que as pessoas atingem seus objetivos. O que ocorre com esses grupos é uma total distorção. Essa conduta deve ser repudiada e reprimida”, afirmou.

Desde junho o país assiste a uma série de protestos nas principais cidades. Em São Paulo, as manifestações se caracterizam pela destruição de sinais de trânsito, agências bancárias, lojas e até arrombamentos.

Artigo anteriorPromessa não cumprida: Dilma atrasa entrega de cisternas para a população do Nordeste
Próximo artigo“Violência intolerável”, análise do ITV