Início Notícias do PSDB Duarte Nogueira, presidente do PSDB-SP: “Não estamos buscando impeachment”

Duarte Nogueira, presidente do PSDB-SP: “Não estamos buscando impeachment”

Duarte(DA REVISTA ÉPOCA)

ÉPOCA – Os partidos brasileiros passam por uma crise de representatividade?

Duarte Nogueira – No mundo todo, os partidos políticos passam por uma fase de descrédito talvez em função dos novos arranjos de uma sociedade em transformação. Esta nova sociedade do conhecimento, das redes sociais, está descrente com a capacidade de representação da democracia representativa e, portanto, com os partidos políticos. No Brasil, esse sentimento foi aprofundado nos últimos anos devido à total crise de confiança pela qual passa ogoverno federal do PT, que só tem se agravado sem mostrar qualquer sinalização de que vá ter fim em breve. Os partidos políticos estão vendo emergir das ruas novas formas de organização social, com elementos novos, reivindicações políticas e sociais, ideias originais sobre a forma de funcionamento das próprias instituições e é muito importante que estejamos abertos para ouvir, avaliar e acatar essas mudanças na medida em que elas são a representação do que quer a sociedade.

ÉPOCA – Como o senhor analisa a posição do PSDB diante das manifestações contra o governo Dilma e diante dos pedidos de impeachment?
Duarte Nogueira –
 Em primeiro lugar, o PSDB reconhece que o impeachment é uma estratégia legal, prevista na Constituição e, portanto, está longe de ser um golpe de estado como quer fazer crer o PT. Foi, inclusive, muito usada pelo ex-presidente Lula contra os governos aos quais o PT fez oposição, como o próprio Fernando Henrique Cardoso. No entanto, não acreditamos que haja condição legal ou política para pedir o impeachment da presidente Dilma. Não estamos buscando essa alternativa. Estamos, isso sim, desempenhando nosso papel de oposição, daqueles que discordam das medidas políticas e econômicas adotadas há muito pelo governo federal e que nos trouxeram até a crise em que estamos. Somos solidários às manifestações, participamos delas individualmente, enquanto cidadãos indignados que somos, mas sem interferência institucional. Institucionalmente, nosso papel vem sendo bem desempenhado pelos nossos deputados e senadores, no Congresso Nacional, com uma oposição forte, atuante, atenta e propositiva. As ruas descobriram sua voz e o papel do PSDB é reverberá-la, não o contrário.

* O Teatro da Política acaba de inaugurar a seção Dois Toques. Uma entrevista rápida, com duas perguntas, sobre tema relevante no momento político. 

http://epoca.globo.com/tempo/teatro-da-politica/noticia/2015/03/duarte-nogueira-presidente-do-psdb-sp-nao-estamos-buscando-impeachment.html

Artigo anteriorPara Líder, desconfiança em relação à presidente se cristalizou e Dilma colhe o que plantou
Próximo artigoBalanço da Petrobrás não incluirá perdas com corrupção da Lava Jato