O deputado federal Duarte Nogueira mais uma vez usou a Tribuna para criticar o aparelhamento do PT em órgãos e empresas de excelência do país. Como exemplo mais notório, a Petrobrás, importante estatal brasileira, que não está resistindo aos governos Lula e Dilma. Em relação à estatal, Nogueira fez uma importante constatação: “Há cinco anos, a Petrobras era a 12º maior empresa do planeta, atualmente é a 120º”, destacou.
Mas, de acordo com o deputado, não apenas a Petrobras está nas garras do governo Petista, mas também outros órgãos como a Embrapa e o Ipea.
Nogueira citou a negociação escandalosa da compra da usina de Pasadena, que causou um rombo de R$ 2,3 bilhões à Petrobras e aos brasileiros e que teve, inclusive, autorização pessoal da presidente Dilma Rousseff. Para o Tucano, estas denúncias foram apenas o estopim de uma série interminável de notícias sobre corrupção, superfaturamento e irregularidades que envolvem a estatal. “Lula, Dilma e o PT estão conseguindo uma proeza, nunca antes vista na história: desmontar uma empresa de petróleo, detentora de tecnologia de ponta, com corpo técnico de alta qualidade, em tempos de pré-sal, com o barril de petróleo custando US$ 100 e com um mercado que não para de crescer. E que por tabela vem afundando o setor sucroenergético”, ressaltou.
O Tucano lembrou ainda a hipocrisia do governo petista que, antes, criticava o PSDB e fazia “terrorismo” com os brasileiros dizendo que o partido iria privatizar a Petrobras. “Agora, pego nas contradições, fazem o discurso de que precisam salvar a Petrobras. Ora, é preciso salvar, sim, mas da gestão nociva e das garras do Governo do PT”, ressaltou. Para ele, a Petrobrás precisa ser reestatizada e devolvida aos brasileiros.
Em relação à Embrapa, Nogueira lembrou a reportagem da TV Globo intitulada “Embrapa sob risco”, que destacou a fase de aparelhamento e apadrinhamento partidário, de uma das mais importantes empresas de pesquisa agropecuária do mundo. “Das três diretorias-executivas da empresa, duas são comandadas por petistas ou indicadas pelo PT. E a empresa também está envolvida em denúncias”, afirmou.
Além destas, Nogueira, por fim, citou o IPEA, que na semana passada teve de admitir que errou na pesquisa que provocou grande repercussão nacional. “É preciso salvar o Brasil”, concluiu.
Confira a íntegra do discurso:
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, a sanha pelo aparelhamento e apadrinhamento do PT é tamanha que não poupa nem órgãos de excelência e empresas públicas de qualidade. A PETROBRAS é o exemplo mais notório. A mais importante estatal brasileira não está resistindo aos Governos Lula e Dilma. Há 5 anos, a PETROBRAS era a 12ª maior empresa petrolífera do planeta. Atualmente, ocupa a posição de número 120.
A negociação escandalosa da compra da usina de Pasadena, que causou um rombo de bilhões à PETROBRAS e aos brasileiros e que teve autorização pessoal da Presidente Dilma Rousseff, foi apenas o estopim para uma série interminável de notícias sobre corrupção, superfaturamento e irregularidades envolvendo a estatal.
Lula, Dilma e o PT estão conseguindo uma proeza nunca antes vista na história do País: desmontar uma empresa de petróleodetentora de tecnologia de ponta, com um corpo técnico de qualidade, em tempos de pré-sal, com o barril de petróleo custando 100 dólares e com um mercado que não para de crescer. E, por tabela, vêm afundando o setor sucroenergético, demitiram 120 mil pessoas, e o etanol e o biocombustível vêm perdendo todo o apoio que aquela política positiva trazia para todos nós.
São os mesmos que lá atrás faziam terrorismo, dizendo que o PSDB iria privatizar a PETROBRAS; criaram, pela propaganda, a imagem de uma Presidente gerentona. Que gerente é essa que autoriza a compra de uma refinaria por 1 bilhão e 300 milhões de dólares, uma refinaria ultrapassada que valia no ano anterior 42 milhões e meio? Que gerente é essa que não consegue tirar do papel sequer 12% das obras do PAC?
E agora são pegos nas contradições, fazem o discurso de que precisam salvar a PETROBRAS. Ora, é preciso salvar a PETROBRAS, sim, mas salvá-la dessa gestão nociva, das garras do Governo do PT. A PETROBRAS precisa ser reestatizada e devolvida aos brasileiros.
O processo de desmonte colocado em prática pelo PT de Dilma e de Lula, infelizmente, se espalhou para outros órgãos. Éo caso da EMBRAPA e do IPEA.
A EMBRAPA, uma das mais importantes empresas de pesquisa agropecuária do mundo, vive um processo de aparelhamento e de apadrinhamento partidário. Três diretores dessa empresa hoje são comandados por petistas ou indicados pelo PT.
O ex-Presidente da EMBRAPA e mais seis servidores estão sendo investigados em razão de supostas irregularidades na criação da EMBRAPA Internacional, nos Estados Unidos.
O IPEA, Sr. Presidente, um dos mais conceituados institutos de pesquisa, também sofre com o aparelhamento. Semana passada, teve que desmentir uma pesquisa pelo gravíssimo erro que levou aos seus pesquisadores.
Portanto, temos que mudar o Brasil!