O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), classificou nesta terça-feira (7) de “notável” o desempenho dos tucanos nas eleições para a próxima legislatura da Casa. “Nós temos hoje, no mandato, 44 deputados federais. Elegemos 54, dez a mais. É uma indicação muito clara de que os nossos quadros e as nossas propostas são valiosas, competentes e qualificadas”, destacou.
Imbassahy ressaltou ainda que a escolha do eleitorado refletiu um desejo quase unânime da sociedade por mudanças na política. “Mostra também a sensação e o sentimento de mudança que hoje o povo brasileiro tanto necessita e merece. Está de parabéns o PSDB nessa eleição de deputados federais”, disse o líder, que foi o candidato mais bem votado em Salvador. Dos 120.479 votos conquistados no estado, que o colocaram entre as votações mais expressivas da Bahia, 87.285 foram de eleitores da capital.
Ao eleger 54 deputados federais para os próximos quatro anos, o PSDB se consolida como a terceira maior bancada entre os 28 partidos que terão representação na Câmara. Na contramão do crescimento tucano estão PT e PMDB, que elegeram menos deputados do que em 2010. Em relação à bancada atual, o PT perdeu 18 vagas, e o PMDB, cinco.
Da reforçada bancada do PSDB, 26 são novos parlamentares, três, suplentes na bancada atual e os demais conquistaram a reeleição. Entre eles, Bonifácio de Andrada (MG), que exercerá o décimo mandato seguido na Câmara com 83 mil votos, e Nilson Leitão (MT), o mais votado no estado por decisão de 127.749 eleitores.
Recordistas nas urnas – Além de Leitão, quatro tucanos lideraram nas urnas dos estados onde concorreram. Com 15,13% dos votos válidos, Artur Bisneto (AM) se consagrou o candidato mais bem votado, proporcionalmente, no pleito de 2014 em todo o país. Ele obteve mais de 250 mil votos.
Com um pouco mais de 35 mil votos, Shéridan foi a candidata à Câmara mais votada de Roraima. Ex-coordenadora das ações sociais do governo de Roraima, a tucana desenvolveu programas como Viva Comunidade, Viva Criança e Viva Melhor Idade, reproduzidos em outros estados brasileiros.
Em Goiás, o Delegado Waldir (GO) arrebatou mais de 274 mil votos com uma campanha baseada na mobilização de voluntários e simpatizantes nas redes sociais e na exposição de propostas voltadas para a segurança pública. Entre elas, a reforma do Código Penal, a federalização das forças de segurança e a instituição do trabalho obrigatório de presos condenados.
Da Paraíba, vem Pedro Cunha Lima, caçula do senador tucano Cássio Cunha Lima, que concorre ao governo do estado. Aos 26 anos e formado em Direito, o deputado conquistou a confiança de mais de 179 mil eleitores assumindo o compromisso pela melhoria da saúde da pública e pela reforma política.