Paulo Alexandre Barbosa foi oficializado candidato a prefeito de Santos pelo PSDB, no último sábado, 30 de junho, em convenção realizada na quadra da Universidade Santa Cecília (Unisanta), dentro da Coligação Santos Para Todos, que reúne também o Democratas, PR, PDS, PSC, PRB, PRD, PHS, PTC, PTB e PEN. Na ocasião, o psicólogo Eustazio Alves Pereira Filho teve seu nome oficializado como candidato a vice-prefeito na chapa.
Cerca de duas mil pessoas participaram do encontro, que teve como mestre de cerimônia o apresentador Luciano Faccioli. Chamado ao palco, Paulo Alexandre Barbosa foi recebido por 45 representantes da sociedade santista – em referência ao número de sua legenda, o PSBD. Entre eles, estavam alguns dos mais de 200 candidatos a vereador da coligação, além de trabalhadores de diversas classes, estudantes, ativistas culturais, religiosos e portadores de necessidades especiais (toda a cerimônia foi traduzida para a linguagem de sinais por uma intérprete), entre outros.
Paulo Alexandre surgiu para a plateia entusiasmada ao som do jingle da campanha, composto em ritmo de samba, e acompanhado da mãe, Maria Ignez Barbosa; da mulher, Vanessa Barbosa; da filha que completou um ano no dia anterior, Gabriela; e do irmão, Paulo Eduardo Barbosa. “Vou cuidar da cidade de Santos como cuido da minha família”, declarou. Antes dele, discursaram representantes dos partidos da coligação e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas. Todos ressaltaram a experiência do jovem candidato.
“Devo tudo que tenho à cidade”, disse Paulo Alexandre, relembrando as origens de lixeiro do avô e de engraxate do pai, o ex-prefeito de Santos Paulo Gomes Barbosa – recordado diversas vezes em discursos anteriores e em um banner ao lado do palco. O candidato tambem citou a larga experiência como secretário de Estado do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Não só no exercício dessas funções, como também nos seus dois mandatos como deputado estadual, em que foi recordista de votos, Paulo Alexandre trouxe diversas conquistas para a cidade e para a região, entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) e o Via Rápida Emprego, que, segundo ele, é o maior programa de qualificação profissional do Brasil. “Meu cartão de visita é a minha história e a minha apresentação, meu trabalho”, resumiu.
Declarou ainda que as riquezas do pré-sal não podem só estar de passagem, mas que devem ser investidas em Santos para reduzir as desigualdades na cidade. “Uma campanha não se constrói nos gabinetes e sim ouvindo a necessidade do povo santista, em cada bairro”, afirmou. Parcerias com os governos do Estado (maior investidor de recursos em Santos) e federal não estão descartadas.
Paulo Alexandre foi ovacionado ao fim do discurso e encerrou a cerimônia junto à bateria juvenil da Fundação Paulo Gomes Barbosa – Pagoba, fundada pelo pai do candidato e ex-prefeito, que funciona no Morro do Pacheco e atende com iniciativas socioculturais as crianças e a comunidade da região.