Início Bancada Em defesa dos agentes comunitários de saúde, PSDB entra em obstrução no...

Em defesa dos agentes comunitários de saúde, PSDB entra em obstrução no plenário

Em defesa dos agentes comunitários de saúde, o PSDB concordou com o adiamento do projeto de lei (3.471/12) que concede moratória às dívidas das Santas Casas de Misericórdia. Apesar de considerar o tema das santas casas “imprescindível e importantíssimo” para o país, o líder do PSDB da Câmara, Carlos Sampaio (SP), acredita que ele pode ser votado na quarta-feira (25) sem prejuízo.

“Em apoio aos agentes comunitários de saúde, entramos em obstrução”, anunciou o líder. Outros partidos apoiaram a medida: PMDB, PR, DEM, PSB, PSC, PPS, PV e Psol. As legendas querem prioridade para a votação do PL 7.495/06, que estabelece o piso nacional dos agentes.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) lembrou que a Emenda Constitucional 63, promulgada em 2010, já determinada a definição do piso nacional, do plano de carreira e da regulamentação das atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. “O texto constitucional já diz que o agente deverá ter um piso salarial. Nós do PSDB queremos reafirmar essa necessidade”, afirmou.

O deputado Domingos Sávio (MG) defendeu a proposta de criação de uma linha de crédito do BNDES para as Santas Casas. “As Santas Casas hoje vivem para pagar dívida, rolando uma dívida atrás da outra. O projeto trata apenas de algumas questões fiscais”, completou. Ele lembrou que a obstrução é apenas uma forma de fazer com que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, cumpra o acordo de marcar a votação do PL dos agentes de saúde.

Devido à falta de quórum, a sessão foi encerrada. Foi convocada uma sessão extraordinária para às 9h de amanhã, que tem na pauta a MP 619/13 (Plano Safra), o PL 3471/12 e os outros dois projetos com urgência constitucional que trancam a pauta: PL 5740/13, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater); e PL 6053/13, que cria funções comissionadas para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Artigo anteriorDeclaração do senador Aécio Neves sobre discurso da presidente Dilma na ONU
Próximo artigo“Palanque na ONU”, análise do ITV