O candidato do PSDB à Prefeitura de Taubaté, Ortiz Júnior, participou do “Jornal da Rede”, da Rádio Difusora, nesta terça-feira, 11 de setembro. O assunto foi turismo e lazer.
Ortiz Júnior acredita que o investimento no turismo de visitação é o caminho para potencializar o setor, pois existem em Taubaté temas como literatura infantil de Lobato, cinema de Mazzaropi, a importância da cidade como fonte irradiadora do bandeirismo para a fundação de outros municípios, o ciclo do café e do ouro e as fazendas cafeeiras.
“A gente tem um conjunto enorme de atrativos para organizar esse turismo de visitação. Precisa planejar e organizar um trade turístico (pacote de serviços) para oferecer aos turistas”, disse.
O candidato ressaltou que para a cidade fazer ‘jus’ ao título de capital da literatura infantil é necessário pensar no turismo como fonte geradora de renda. “A feira de literatura é muito tímida, é necessário olhar para Flip (Feira de Literatura Infantil de Paraty), entender como foi desenvolvido aquele projeto, se possível contratar uma consultoria e desenvolver uma feira”, afirmou Júnior.
O tucano lembrou ainda que a Prefeitura fez um acordo com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para a construção de um autódromo e não cumpriu sua parte no contrato.
“Há uma intenção da CBA de fazer um autódromo aqui em Taubaté e a Prefeitura não investiu. É um esporte caro que traria investimentos para a cidade. Outra alternativa, no entroncamento da [rodovia] Carvalho Pinto com a rodovia Presidente Dutra, é construir um grande centro de convenções”, disse.
Para explorar o potencial do cineasta Amácio Mazzaropi e do escritor Monteiro Lobato, Ortiz Júnior quer organizar atividades de lazer e entretenimento que tenham uma ligação direta com a memória do Mazzaropi e com a sua produção cinematográfica para entrar no Circuito Nacional de Cinema e, para Lobato, continuar com a feira de literatura infantil, levar o nome de Taubaté para o país todo como protagonista de literatura infantil, trazer autores, peças e organizar o parque ecológico do Itaim.
O apresentador perguntou por que o candidato escolheria Taubaté para passear. Ele respondeu que a cidade tem um distrito gastronômico importante, a várzea toda do Paraíba, que é uma vista “belíssima” da serra da Mantiqueira, um mercado municipal “agradável”, o museu de Mazzaropi e uma área rural que teve uma participação importante no ciclo do ouro e do café.
Para um turismo de negócio ele procuraria Taubaté, pois tem um centro de realização e desdobramento de negócios, porque tem uma produção industrial, de serviço e de comércio.
“Tenho falado com a população, andando muito na rua, gravado programas eleitorais, tenho feito reuniões no bairro, e quero agradecer o povo pela acolhida que tenho recebido”, concluiu Ortiz Júnior.