Início Bancada Em Jundiaí, ao menos 21% dos pacientes faltam à consulta em UBS

Em Jundiaí, ao menos 21% dos pacientes faltam à consulta em UBS

O diabetes entre outros problemas de saúde que os 63 anos trouxeram para a vida de dona Marlene Lucas Alves obriga a usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Novo Horizonte a consultar o clínico geral mensalmente. Uma orientação médica seguida à risca, mas cada vez mais difícil de ser obedecida, já que o equipamento de saúde está no topo entre as UBSs com maior incidência de faltas em consultas. Em toda a Rede de Atenção Básica, a média de faltas chega a ultrapassar 21%.

Para a diretora de Regulação da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fabiana Barrete de Alcantara Fredo, estas faltas impactam no acesso do usuário a especialistas como clínico geral, pediatra e ginecologista. “Cada vez que o munícipe não comparece à consulta e não avisa, está pegando a vaga de alguém, impedindo que a fila ande e deixando o profissional de saúde ocioso”, aponta.

Faltas contribuem para aumento de filas nas UBSs

De acordo com levantamento feito pela UGPS, os campeões em faltas são as UBSs do São Camilo, Jundiaí-Mirim e Novo Horizonte, além das Unidades de Saúde da Família (USFs) do Parque centenário e Rio Acima. “Em comum são regiões de alta vulnerabilidade, ou seja, áreas onde o atendimento prestado pela Rede de Atenção Básica é ainda mais importante”, lembra Fabiana.

Nos ambulatórios a situação não é muito diferente. Ambulatórios da Saúde da Mulher, de Especialidade (NIS) e de Geriatria e Gerontologia, nesta ordem, são os que mais registram ausências nas consultas. “Quando estamos falando de promoção de saúde todas as especialidades são importantes, mas, neste caso, estamos falando do cuidado com a mulher, com a gestante e do atendimento com especialistas que muitos usuários aguardam por um agendamento”, explica.

Medidas
Fabiana revela, ainda, que esta média de faltas é reincidente e se repete desde abril de 2016. Na tentativa de reverter estas estatísticas, a UGPS tem ampliado o acesso ao sistema, permitindo que o cancelamento na consulta seja feito também por telefone. “Ocorre que ao marcar uma consulta, o usuário recebe uma filipeta. Quando desmarca por telefone, é dada a baixa no sistema, mas não no sistema e muitos munícipes, mesmo tendo desmarcado, comparecem à consulta”, esclarece.

A nova gestão também tomou outra medida na expectativa de reverter esse cenário de faltas dos pacientes. O aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, lançado em abril deste ano, notifica o usuário com um lembrete sobre a consulta marcada via dispositivo. Algo que já é realizado em clínica e consultórios particulares, contempla, agora, o serviço público.

Fabiana orienta que a consulta seja desmarcada, se possível, até 72 horas antes. Desta forma, será possível o encaixe de pacientes que aguardam na fila. “A UGPS realiza, constantemente, um monitoramento, assim como tem desenvolvido um trabalho de conscientização nas UBSs. Nossa meta é baixar este índice de falta para 15%”, espera.

Enquanto isso, dona Marlene promete fiscalizar e espera que no próximo levantamento realizado pela UGPS, a UBS do Jardim Novo Horizonte deixe de ocupar o topo da lista de faltantes.

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