JPSDB – SP
Gestão Ação Popular
05 de agosto de 2017 São Paulo, SP.
Às forças democráticas da América Latina,
O insustentável processo de deterioração da democracia e dos direitos humanos na Venezuela mobiliza os jovens brasileiros e brasileiras a lutar em solidariedade ao povo venezuelano.
A juventude da Ação Popular se soma à combativa e corajosa juventude venezuelana, cujo movimento estudantil está na linha de frente da resistência ao regime violento de Nicolás Maduro. Nos últimos meses, a escalada de violência tem provocado a comunidade internacional a agir para impedir uma tragédia humanitária ainda maior do que atualmente está em curso pelas mãos de Nicolás Maduro.
É hora de ocuparmos as ruas de toda a América Latina em defesa da democracia após uma desavergonhada violação à ordem constitucional da Venezuela. É intolerável a proteção que o Poder Judiciário bolivariano tem oferecido às prisões arbitrárias de praticamente todas as lideranças de oposição ao socialismo bolivariano.
Por meses temos visto a Venezuela se transformar na mais nova ditadura militar do mundo, após um longo período de sustentação política e financeira patrocinada pelos regime castrista em Cuba e pelos governos de Lula e Dilma no Brasil. Só na última semana, 15 pessoas foram mortas pelas mãos da Guarda Nacional Bolivariana, em uma tragédia que já soma aos centenas de mortos, feridos e presos políticos.
A corajosa decisão pela suspensão da Venezuela do Mercosul é um importante passo em direção à libertação democrática do nosso país irmão, dominado por uma ditadura que deixa os venezuelanos sem esperança de um futuro promissor. Nesse sentido, em virtude da longa tradição democrática do Partido da Social Democracia Brasileira na defesa da liberdade e dos Direitos Humanos, a Juventude do PSDB se coloca eloquentemente em defesa da população venezuelana, contra Nicolás Maduro e sua ditatorial Constituinte.


