A partir do início de abril, 331 crianças ribeirão-pretanas que aguardavam vagas em creches passarão a ser atendidas nos equipamentos conveniados à Prefeitura de Ribeirão Preto. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Duarte Nogueira.
“Só tenho a agradecer o trabalho que será feito pelas crianças. Conseguimos em menos de três meses atingir um terço das vagas que projetamos para este ano, que é de mil novas crianças com acesso às creches”, disse o prefeito Duarte Nogueira.
O maior número de novas vagas – 198 – está concentrado na Creche da Associação Beneficente Auta de Souza, que será instalada nas antigas dependências da Soberp, na Avenida dos Andradas, nº 850 – Jardim Vida Nova.
“As mães que aguardam as vagas já estão sendo avisadas. Vamos atender a comunidade Vida Nova, Parque Ribeirão Preto, Jardim Marchesi e Jardim Procópio”, disse Susi Mara.
O tucano ressaltou ainda que o atendimento em uma das unidades só será possível porque a população ajudou a reconstruir o muro da escola, que caiu após uma forte tempestade, em janeiro deste ano. “Em uma ação cidadã, recebemos a doação de materiais e mão de obra”, explicou.
Foto: FL Piton
O muro da escola começou a ser reconstruído e deve estar pronto em três semanas
A secretária Suely também agradeceu a atenção das entidades que ampliarão o número de vagas para crianças. “Conseguimos um número expressivo já neste primeiro momento, mas continuaremos buscando a ampliação do trabalho, juntamente com entidades parceiras”.
O atendimento às crianças será possível graças ao esforço conjunto da Secretaria da Educação e das instituições filantrópicas. Atualmente, há 3.426 crianças na lista de espera por vaga em creches. Mas agora 331 serão atendidas.
Foto: Rubens Okamoto
Além das 198 crianças da zona Oeste, outras 133 serão assim distribuídas: 13 na Casa da Criança Santo Antônio; 38 na Creche Modelo Vila Virgínia; 12 na Escola de Educação Infantil do Instituto Espírita Paulo de Tarso; 60 no Lar da Criança e Creche Vinde Meninos, e 10 na Creche Nossa Senhora de Fátima.
O processo de matrículas está em andamento, com chamamento das famílias inscritas no CGU (Cadastramento Geral Unificado). A previsão da Secretaria da Educação é que o atendimento aos novos alunos seja iniciado em 03 de abril, primeiro dia útil do mês.
O processo de abertura de novas vagas foi acompanhado pela equipe de Supervisão de Ensino da Secretaria da Educação, a fim de garantir que os serviços prestados mantenham o nível de qualidade exigido pela rede municipal de ensino.