O salão de espera do Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste (Ambesp) ficou lotado na manhã desta segunda-feira (21). Os pacientes buscavam cuidar da saúde e doar amor na primeira oficina do ano da unidade para a confecção artesanal de corações. O material fará parte do evento Ação do Coração, que ocorrerá no dia 2, na Praça Mauá.
“Muitos pacientes apresentam doenças psicossomáticas. A tensão, o nervosismo alteram a pressão arterial, por exemplo. Nas oficinas ocupam a mente, tiram as doenças do foco. Doando amor eles se sentem felizes, tranquilos e isso reflete em saúde e qualidade de vida”, detalha Joelma Valadares, chefe da unidade.
“É muito bom. Sinto um bem estar incrível em poder doar um pouco do meu amor”, garante a paciente Maria de Lourdes Santos e Santos, 64 anos, do Bom Retiro, que faz acompanhamento para hipertensão e participa do programa Movimente-se com a música e dança.
O Ambesp (Rua Professor Luiz Gomes Cruz s/nº, Castelo) segue com oficinas em parceria com os pacientes do ‘Movimente-se’, abertas a toda comunidade, até dia 31. Os pacientes farão uma caminhada pela Zona Noroeste distribuindo os corações no dia 1º, às 13h30.
Pacientes da Serfis também participam da ação
Pacientes da Seção de Recuperação e Fisioterapia da Zona da Orla/ Intermediária (Serfis), da Secretaria de Saúde, também realizam oficinas de confecção de corações. A prática serve de estímulo para as 40 pessoas que são atendidas pelo equipamento.
“Sem dúvida esse trabalho faz bem à saúde, não só física, mas também para a alma. São atividades artísticas que se somam às que eles já realizam aqui, como as oficinas de mosaico e artesanato”, explica a psicóloga Cláudia Alonso.
Rosângela de Andrade Leal, 39 anos, é uma das pacientes que participam da oficina. Segundo revela, o sentimento de amor é o material mais importante que vai nos corações feitos por ela, com a ajuda das colegas e monitoras da Serfis. “É muito bom fazer esses corações para depois doar às pessoas”.
Rede
Para o dia 1º também está programada a festa do aleitamento materno, quando a prefeitura reúne as mães que amamentam exclusivamente no peito seus bebês até os seis meses. As unidades básicas e de saúde dos bairros, onde funcionam os grupos de aleitamento, também estão com oficinas abertas aos pacientes e comunidade. Elas funcionam como posto de arrecadação dos corações.
Próximas oficinas no Ambesp Zona Noroeste:
Dias 23 e 30, às 14h Dias 22, 24, 25, 28, 29 e 31, às 9h
Próximas oficinas nas unidades básicas e de saúde da família
UBS Alemoa
Dia 24, às 14h
UBS Conselheiro Nébias
Dias 23, 28 e 30, às 14h
Policlínica Gonzaga
Dia 25, às 14h
UBS Embaré
Dias 24, 28 e 31, às 14h
Dias 23 e 30, às 7h30 Dia 25, às 11h
USF Monte Cabrão
Dia 22, às 11h
UBS Vila Mathias
Dia 30, às 14h
USF Vila Nova
Dias 24 e 3,1 às 14h
USF Vila Progresso
Dias 23, 24, 30 e 31, às 8h30
Foto: Susan Hortas