Início Bancada Em São Bernardo, 2 mil crianças e jovens são atendidos por oftalmologista

Em São Bernardo, 2 mil crianças e jovens são atendidos por oftalmologista

A Prefeitura de São Bernardo realizou, neste fim de semana (01 e 02/07), uma nova ação do programa “Saúde Prioridade”. Desta vez, cerca de 2.000 crianças e adolescentes, de zero a quinze anos, foram atendidas com médicos oftalmologistas, na Policlínica Centro – Avenida Armando Ítalo Setti, 460- Baeta Neves. Todas as consultas foram agendadas previamente, com horário marcado.

O prefeito Orlando Morando e o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, estiveram na Policlínica, logo na manhã deste sábado e acompanharam o trabalho dos médicos e enfermeiros. O Chefe do Executivo, aproveitou a oportunidade para conversar com os pacientes e questionar quanto tempo eles estavam aguardando para passar com o médico

“Encontrei pessoas que estavam aguardando há anos. Isso não pode acontecer, saúde tem que ser prioridade e nós estamos trabalhando, incansavelmente, para mudar esse quadro. Estamos zerando toda a demanda deixada pela gestão anterior e não estamos permitindo que novas filas sejam geradas”, apontou Morando.

A ampliação dos atendimentos foi viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde de São Bernardo, com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, cerca de 20 médicos oftalmologistas foram escalados para realizar todos os procedimentos.

“São Bernardo tem em média 30% das crianças, em idade escolar, apresentando problemas oculares. Porém, 5% delas já estão apresentando dificuldades de aprendizagem, ocasionadas pela visão. Temos que identificar os problemas dessas crianças e iniciar o tratamento. Ter um diagnóstico rápido, significa oferecer uma vida saudável para as crianças”, explicou Reple.

A aposentada Maria de Lurdes, esteve na unidade acompanhando os netos, Luiza (5) e Pedro (9). Eles estavam aguardando desde 2015 e já estavam apresentando dificuldades de enxergar. “Foi um agente de saúde na minha casa, informar os dados da consulta. Chegamos aqui na unidade e logo fomos atendidos, descobrimos que eles irão precisar usar óculos. Porém, estou tranquila, a prefeitura vai fornecer os óculos para os meus netos, eles até já escolheram a armação”, disse a aposentada.

Além das consultas oftalmológicas, também foram realizados grupos de conscientização alimentar. Nutricionistas promoveram palestras, a fim de explicar a importância de as crianças terem uma alimentação saudável desde a infância.
E para distrair as crianças, foram feitas oficinas de pintura, com a parceria da Nutrarte (Núcleo de Trabalho e arte de São Bernardo) e também a presença dos Doutores da Alegria.

Fortalecimento

No último fim de semana (24 e 25/06) o programa Saúde Prioridade atendeu cerca de 2 mil crianças e adolescentes que estavam na fila para passar com médicos oftalmologistas. A ação também foi realizada na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, no Baeta) e os atendimentos foram agendados com horário marcado.
O programa Saúde Prioridade foi lançado no mês de março e tem como principal meta zerar as filas por consultas e exames. O município herdou, da antiga gestão, uma espera com mais de 70 mil em demanda reprimida (49.575 consultas e 21.051 exames).

Artigo anteriorGovernador entrega 160 apartamentos populares na capital
Próximo artigoAlckmin inaugura nova sede da SP Escola de Teatro, no Brás