Dois dias em que jovens estudantes fazem às vezes de deputados, dirigem os trabalhos da Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), apresentam idéias e propostas para melhorar a vidas dos paulistas. Esse é o objetivo do projeto Parlamento Jovem, uma iniciativa da Assembléia que o deputado estadual Roberto Engler (PSDB) está divulgando em todas as escolas de ensino fundamental (5ª a 8ª séries) de Franca.
Engler recebeu mais de 30 estudantes com seus orientadores para um pequeno bate-papo sobre o Parlamento Jovem. O deputado francano falou sobre o intuito do projeto e os estudantes puderam tirar algumas dúvidas sobre como participar. “Um projeto como esse aproxima o jovem da política. Isso fará com que ele passe a acompanhar o que está acontecendo com aqueles que são eleitos pelos votos populares, inclusive, em breve, o dele. Se do Parlamento Jovem não vão sair 94 deputados estaduais no futuro, que saiam 94 cidadãos com senso crítico”, disse.
O PROJETO
Para fazer parte do Projeto Parlamento Jovem, que em 2008 terá sua 10ª edição, o aluno deve inscrever junto à direção de sua escola um trabalho na forma de projeto de lei. Cada escola selecionará apenas um projeto que deverá ser enviado à Alesp com a ficha de inscrição de seu autor entre os dias 1º a 12 de setembro.
Noventa e quatro projetos entre os propostos por estudantes de todo o Estado serão selecionados por uma comissão especial e seus autores vão compor o Parlamento Jovem. Por que 94″ Porque esse é o número de deputados do Estado. No dia 20 de outubro, a relação de “eleitos” será divulgada e, nos dias 6 e 7 de novembro, os jovens parlamentares ocuparão o plenário Juscelino Kubitschek, o mesmo em que os deputados estaduais realizam suas sessões.
Engler e sua assessoria já enviaram pelo menos uma cartilha a cada uma das escolas de ensino fundamental de Franca. O manual contém detalhes de como escolas e alunos podem fazer para se inscrever no projeto. O conteúdo da cartilha também está disponível no site da Alesp (www.alesp.sp.gov.br). Mais detalhes também podem ser obtidos pelo telefone (16) 3721 3390, com Maria Lídia.