As 81 escolas da rede municipal reduziram de janeiro a julho deste ano o valor gasto com água, telefone e energia elétrica (em comparação com mesmo período em 2016).
As unidades escolares obtiveram redução de 9,26% nos valores com água, 4,18% com telefone e 29,69% em energia elétrica. Os dados atualizados estão no portal da Prefeitura, no sistema Indicameta, bem como em murais distribuídos nas próprias unidades de ensino.
Com objetivo de dar mais transparência aos resultados do Participação Direta nos Resultados (PDR) e do Plano Diretor de Metas (PDM), o cálculo faz parte do relatório elaborado pela Ouvidoria, Transparência e Controle, e tem sistema desenvolvido pelo Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicações, ligado à Secretaria de Gestão.
Em relação ao consumo nos indicadores água e energia elétrica, houve diminuição de 5% (equivalente a 4.845 metros cúbicos de água) e 13% (348.666 em quilowatt-hora), com energia elétrica. “Além da transparência, o intuito é aumentar o controle social sobre esses gastos, adotando medidas que reduzam o consumo. Com os dados, cada unidade poderá observar o que está acontecendo e buscar uma solução”, afirma o ouvidor Rivaldo Santos, ressaltando que a iniciativa também facilitará o monitoramento do Programa de Uso Racional da Água (Pura), da Sabesp.
Saiba mais sobre o assunto aqui