Com a presença do presidente do Secretariado Nacional de Vereadores Tucanos, Rogélio Barcheti (que também preside o órgão no Estado de São Paulo), mais dois estados brasileiros implantaram seus o secretariados estaduais de vereadores. Na sexta-feira, 28, o PSDB do Piauí elegeu o vereador Renato Berger, de Teresina, como presidente. No sábado, 29, foi a vez de o Espírito Santo eleger o vereador Júlio Cesar de Oliveira, da cidade de Alegre, para coordenar os trabalhos em seu estado.
Na capital do Espírito Santo, Vitória, o evento reuniu representantes de mais de 50 municípios e cerca de 300 lideranças. O partido também comemorou a eleição de 13 prefeitos, de outros 35 apoiados através de coligações e cerca de 100 vereadores.
Na oportunidade o presidente nacional do ITV, deputado Luiz Paulo Velloso Lucas, e o presidente estadual do partido, Ricardo Ferreira dos Santos, comandaram o evento, que teve tom de palestras técnicas para vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e demais lideranças que disputaram as últimas eleições.
Piauí
Com a presença de vereadores e prefeitos de 45 municípios, o PSDB do Piauí também lançou seu Secretariado Estadual de Vereadores, na sexta-feira, 28, em evento que aconteceu no Rio Poty Hotel, em Teresina. O estado elegeu, nestas eleições, 14 prefeitos, 131 vereadores e 18 vice-prefeitos tucanos.
O encontro foi aberto pelo prefeito de Teresina, Silvio Mendes, que, com 91% de aprovação, reelegeu-se prefeito, levando o PSDB há 20 anos ininterruptos na prefeitura. Mendes também é coordenador nacional do Secretariado de Prefeitos do partido.
Em seguida, falou o presidente do ITV-PI, José Raulino, seguido pelo presidente estadual do partido, ex-prefeito, Firmino Filho, que disputou o governo do estado em 2006 e foi o vereador mais votado da história do Piauí nestas eleições.
Alberto Carlos, que representou o presidente do ITV nacional, deputado Luiz Paulo Velloso Lucas, falou sobre a gestão de imagem que todo o homem público deve ter.
No encerramento, Rogélio Barcheti, presidente do Secretariado Nacional de Vereadores do PSDB ministrou palestra sobre o jeito tucano de legislar na situação, na oposição e na gestão de câmaras municipais (prêmio nacional FGV).
Na oportunidade, Barcheti destacou o pioneirismo do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra e do secretário-geral nacional, deputado Rodrigo de Castro, lembrando que o PSDB é primeiro partido do país a criar um secretariado de vereadores para valorizar mais os parlamentares municipais, capacitá-los com cursos e aproximá-los, ainda mais, da direção nacional das bases da Social Democracia Brasileira.
O indicado para presidir o Secretariado Estadual de Vereadores Tucanos do Piauí foi o vereador Renato Berger, de Teresina, que já presidiu a Associação de Vereadores do estado e é candidato á presidência da Câmara da cidade.
Além do Espírito Santo e Piauí, já implantaram o Secretariado de Vereadores os estados de São Paulo, Acre e Mato Grosso do Sul. Nos próximos dias, mais dois estados devem indicar seus secretariados: Goiás e Maranhão.