Governador Geraldo Alckmin, secretários de todo o Brasil e representantes de associações e concessionárias participaram de fórum nacional
O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira (18) da abertura do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia (FNSE). O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes e apontou o uso racional, bem como a integração dos diferentes tipos de energia, como a meta a ser buscada pelo setor.
Devido às mudanças climáticas, segundo Alckmin, a interligação e complementação entre as fontes de energias se dará como necessária.
O governador também citou o gás natural e a importância do mesmo para futuros avanços na matriz energética do país. “Queria destacar o gás natural, especialmente do pré-sal, porque nós já estamos tirando por Caraguatatuba e agora teremos também a Rota 4, um importante gasoduto do pré-sal na bacia de Santos. Isso pode mudar a matriz energética brasileira, especialmente a do Estado, porque o gás da Bolívia é mais caro, devido ao custo de transporte mais elevado, mas nós vamos ter acesso ao gás natural aqui dentro, muito próximo dos centros consumidores. Isso traz mais segurança e pode trazer redução de custo”, disse Alckmin.
O Fórum foi estabelecido para alinhar as demandas conjuntas dos estados e encaminhar ao Governo Federal as necessidades e propostas. Ainda segundo o governador, é fundamental discutir a matriz energética para suprir demandas específicas, visto que o Brasil é um país com dimensões continental e cada região tem suas particularidades.
“As novas energias renováveis, solar, eólica, elas estão na base do desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e com baixo custo”, finalizou.
O encontro contou com a presença dos secretários de todo o Brasil que têm a pauta energia em suas pastas, contou com a colaboração do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, com o diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, além de representantes de associações e concessionárias.
Sobre o Fórum
O Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia, renomeado Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia – FME foi instituído em 1995 com a finalidade de promover o debate em torno das questões energéticas do país e de ser um mecanismo de interlocução dos governos estaduais com o governo federal, as organizações empresariais e as instituições da sociedade civil organizada.
A entidade conta com a participação das 27 unidades da federação, tem a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da política energética brasileira e articular o fortalecimento da atuação das secretarias estaduais para assuntos de energia. É considerado um espaço de discussão apartidário e pluralista.
Como órgão de representação o Fórum mantém assento nas seguintes instituições do governo federal: um representante no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), cujo titular é o secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles; e cinco representantes na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), um por região do Brasil.
Do Portal do Governo do Estado