Início Bancada Eventual ação de petistas em tentativa de invasão ao STF deve ser...

Eventual ação de petistas em tentativa de invasão ao STF deve ser investigada

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) pediu a apuração da suposta participação de integrantes do PT na investida de membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ao Supremo Tribunal Federal(STF), ocorrida na última quarta-feira (12). Na ocasião, o vice-presidente da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, anunciou a suspensão da sessão devido ao risco de invasão pelos manifestantes.

“É importante que o episódio seja esclarecido. Por isso pedimos que haja uma investigação sobre o que realmente ocorreu. Estamos falando de um assunto de muita gravidade, por ser um ataque ao Estado Democrático de Direito”, disse o tucano.

Suspeita

A possível interferência de petistas no ato do MST foi divulgada nesta sexta-feira (14) pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem, o Serviço de Inteligência da Câmara dos Deputados apurou que os membros do MST foram incentivados por petistas – que acampam ao lado do STF, em protesto pelo julgamento do mensalão – a marchar para o tribunal. Na ocasião, os sem-terra faziam um ato em Brasília em que pediam providências para a reforma agrária.

“As instituições devem ser preservadas, sempre. Não compactuamos com esse tipo de agressão e esperamos que a verdade sobre isso venha à tona”, afirmou Azambuja.

Partidos e protestos

O deputado destacou que a relação entre partidos políticos e protestos violentos está no centro dos debates nos últimos dias em decorrência do episódio que resultou na morte do cinegrafista Santiago Andrade, de 49 anos, durante protesto, no Rio, na semana passada. O advogado de um dos acusados pelo crime afirmou que pessoas estariam sendo pagas por partidos para integrarem as manifestações que realizam atos de depredação e violência.

“São circunstâncias que motivam muita preocupação. Os protestos, quando não utilizam a violência, são parte da democracia e têm todo o nosso respeito. Mas a violência nós repudiamos. Por isso pedimos investigações, já que a sociedade tem o direito de compreender melhor quem está por trás desses tristes episódios”, afirmou Azambuja.

Artigo anteriorDuarte Nogueira rebate críticas de Padilha
Próximo artigoMelhor IDH do país é resultado das ações do governo de São Paulo, afirma Duarte Nogueira