Resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização mostram que SP melhorou os índices tanto em Português como em Matemática
Os alunos da rede estadual paulista se destacaram nos índices referentes à escrita, leitura e matemática, segundo dados da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) de 2014, divulgados na tarde desta quinta-feira (17).
As provas aplicadas a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental identificaram melhora em todas as áreas avaliadas. Além disso, o exame nacional aponta que São Paulo está à frente da média do Brasil em todos os itens avaliados.
Em escrita, por exemplo, São Paulo mais que dobrou o número de alunos em níveis mais avançados, passando de 40,22% para 85,25%. Já no nível 5, ou seja, o de maior excelência, as escolas estaduais paulistas passaram de 2,58%, em 2013, para 20,24%, em 2014.
Na avaliação nacional, 85,25% dos alunos paulistas estão dentro ou acima do nível adequado na parte escrita, enquanto somente 65,54% dos alunos em todo país se encontram neste patamar. Já em matemática, os alunos da rede estadual estão mais de 20 pontos percentuais à frente do índice nacional.
O bom desempenho é fruto de políticas educacionais já consolidadas com foco específico nos anos iniciais, como o programa Ler e Escrever e o Emai, ensino de matemática.
Vale destacar que as escolas paulistas alfabetizam seus alunos um ano antes do que o restante do país. De acordo com o último Saresp, que avalia as escolas da rede, 98,7% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever.
Avaliação Nacional da Alfabetização
A prova foi aplicada em 2014 para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a rede pública de ensino e avaliou o desempenho dos estudantes em escrita, leitura e matemática.
Os estudantes são classificados em níveis que vão de 1 ao 5. Em leitura, é considerado resultado inadequado o nível 1, em escrita, os níveis 1 ao 3 e, em matemática, são apontados com insuficientes os níveis 1 e 2.
Do Portal do Governo do Estado