Início Bancada Explosão de refinaria da Petrobras é “tragédia anunciada”, diz líder do PSDB

Explosão de refinaria da Petrobras é “tragédia anunciada”, diz líder do PSDB

15021660779_44b4368ac0_z-300x200Com “profunda tristeza e preocupação” o Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), chamou de “tragédia anunciada” a explosão ocorrida na tarde de ontem na Refinaria Henrique Lage (Revap), da Petrobrás, em São José dos Campos (SP). De acordo com as primeiras informações, pelo menos seis funcionários ficaram feridos no acidente – dois deles com queimaduras graves. As primeiras notícias indicam que a provável causa teria sido um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na unidade.

“É uma tristeza ver o que estão fazendo com a Petrobrás e com seus funcionários. Há tempos o PSDB chama a atenção para o comprometimento da manutenção e da segurança em plataformas e refinarias da estatal pelo Governo Dilma para garantir a produção a qualquer custo. Entre outras causas mais graves, graças ao atraso das licitações, que já começam inclusive a causar queda na produção. É uma irresponsabilidade completa! Tanto que o tema foi incluído para investigação na CPMI em curso. No lugar de ignorar os alertas, que vinham até mesmo de funcionários da empresa, e corrigir os erros cometidos e o rumo equivocado dado à Petrobrás, o Governo preferiu fechar os olhos aos riscos. E segue utilizando a maior empresa estatal brasileira como ferramenta eleitoral da presidente Dilma – sem falar nos desvios de recursos já comprovados pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). É a típica tragédia anunciada”, disse Imbassahy.

O Líder tucano pediu que seja dada total transparência para o episódio e que as causas sejam investigadas imediatamente, independente do período eleitoral.

“Estamos falando de pessoas, funcionários, cidadãos brasileiros que prestam um serviço de extrema importância para o país com dedicação e paixão. E que foram expostos ao risco de trabalhar em refinarias e plataformas colocadas em funcionamento sem a devida manutenção e até sem estarem concluídas, única e exclusivamente para evitar que o PT e a presidente Dilma sejam atingidos antes da eleição, a partir da constatação de que estão destruindo a Petrobrás. Ninguém pode esquecer que Dilma foi ministra de Minas e Energia, chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás – e apesar disso, se preocupa apenas com sua reeleição e abandona os funcionários e a própria Petrobrás à própria sorte”, concluiu Imbassahy.

Refinaria foi multada em junho – Em junho passado, a Refinaria Henrique Lage foi multada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em mais de R$ 200 mil pela emissão de fumaça preta pelo sistema de tocha. A denúncia foi feita por moradores da região em maio e ignorada pelo Governo.

 

Artigo anteriorAécio Neves participa de encontro com 1.000 jovens em Belo Horizonte
Próximo artigo“Ordem de grandeza”, análise do ITV