Início Destaques Formação do Núcleo Sindical “é um momento histórico para o partido”, diz...

Formação do Núcleo Sindical “é um momento histórico para o partido”, diz Geraldo

Durante a posse da diretoria do núcleo sindical paulista do PSDB, foi o governador Geraldo Alckmin quem deu a todos os presentes a real dimensão da importância, para o partido, de organizar e incentivar as relações tucanas com os sindicatos. “O PSDB tem três grandes momentos em sua história. Em 1988, com a fundação, a criação do Plano Real e hoje, quando o partido se aproxima ainda mais da população e se fortalece no mundo do trabalho”.

Alckmin, José Serra, o secretário nacional de Políticas Sindicais do PSDB,  Antonio de Sousa Ramalho,os secretários José Aníbal (Energia) e Bruno Covas (Meio Ambiente), o deputado federal Mendes Thame,  o vice-presidente da Força Sindical e fundador do PSDB, Melquíades de Araújo, o secretário geral do PSDB paulista, César Gontijo, os tesoureiros do partido, Felipe Sigollo e Ieda Areias (adjunta), a presidente municipal do secretariado das Mulheres, Neusa Maria de Araújo, o coordenador do núcleo sindical para a região sudeste, Rogério Fernandez e cerca de 500 convidados, entre militantes e
sindicalistas de vários lugares do estado, estiveram presentes à cerimônia de posse da presidente do núcleo sindical paulista, Neuza Barbosa de Lima e de sua diretoria.

“Estou orgulhosa e muito feliz por estar aqui com companheiros que vieram de longe para dividir este momento conosco”, afirmou Neuza, que é dirigente da Federação da Alimentação de SP e primeira presidente do núcleo sindical paulista. “Não é porque está na moda colocar mulheres em posições de comando que escolhemos a Neuzinha e a Rosicleia (Maria de Castro, secretária geral do núcleo) para comandar o núcleo sindical paulista. É pela história das duas no movimento sindical e na vida política, pela competência” afirmou Melquíades de Araújo.

Ramalho lembrou que a meta de organizar núcleos sindicais em 14 estados até o final do ano já foi superada.  Atualmente São  Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Amazonas, Alagoas, Paraíba, Ceará, Sergipe e Pernambuco já tem núcleos sindicais ativos. Em todo o país, cerca de 400 sindicatos tem dirigentes
ligados ao núcleo sindical do PSDB. “Sabemos que esse número vai aumentar bastante. Existem muitos tucanos de bico vermelho que ainda vão se juntar a nós” disse Ramalho. O secretário de Políticas Sindicais do partido falou também do próximo passo na organização do núcleo sindical. “No encontro nacional 02 de dezembro de 2011 em Jaboatão dos Guararapes vamos discutir diretrizes e começar a preparar um grande congresso sindical no PSDB, que vai acontecer em março do ano que vem”. Ramalho espera que até março todos os estados já tenham seus núcleos sindicais operando.

O ex-governador José Serra também se mostrou empolgado com a criação do núcleo sindical. E bem ao seu estilo fez a primeira recomendação aos seus integrantes. “A primeira tarefa é formular o programa de trabalho para o Brasil. O PSDB não tem um programa de trabalho e isso é fundamental para que possamos contribuir de maneira decisiva para a retomada do emprego. Porque o que se vê hoje no país é uma preocupante, eu diria até muito grave, tendência de desindustrialização”.

A necessidade de eleger dirigentes sindicais pelo PSDB foi lembrada por todos os presentes e passa, necessariamente, pela formação política de sindicalistas. “Já temos os nossos novos cursos de formação política praticamente prontos e vamos incluir a questão sindical como prioridade já no próximo dia 28, quando nos reuniremos aqui no diretório” afirmou o diretor do Instituto Teotônio Vilela em São Paulo, deputado-federal Antonio Carlos Mendes Thame, para quem o núcleo sindical do PSDB “é a retomada da origem do nosso partido, pois não existe social democracia sem sindicalismo”.

Fotos – Roberto Gama

Artigo anteriorBruno Covas se encontra com a militância do PSDB-SP e apresenta suas propostas
Próximo artigoBruno Covas com a militância