Início Eleições 2012 Franca: mutirão de Cataratas atenderá mais de 1,2 mil pacientes

Franca: mutirão de Cataratas atenderá mais de 1,2 mil pacientes

A secretaria municipal de Saúde confirma para este final de semana, sábado e domingo, a realização do primeiro lote de mais de 330 cirurgias eletivas, de um conjunto de mais de 1,2 mil, que serão feitas durante as próximas semanas, através do Mutirão de Cataratas. Esse trabalho envolve uma ação conjunta da Prefeitura de Franca, com a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, com quem foi feita uma parceria. Entre alguns dos pacientes que foram avisados nessa semana sobre o agendamento da cirurgia, o clima é de alegria imensa, aliado também a ansiedade para que tudo transcorra bem.

A secretária municipal de Saúde, Rosane Moscardini Alonso, falando a respeito nessa quinta-feira, disse que a força tarefa com os profissionais do Hospital das Clinicas chega a cidade nesta sexta-feira, à tarde, pois no sábado, a estrutura onde acontecerão as cirurgias deve estar toda pronta. Muitos dos pacientes que serão submetidos a operação, como dona Oderse Martins Mira, da Vila Santa Terezinha, está avisada para se apresentar no Hospital do Coração, ás 6h30. Em situação parecida se encontra outra dona de casa, Odelícia Durães Januária, do Residencial Ana Dorothéia, que foi chamada a estar no local indicado às 7 h.

“Esse convênio firmado com o Hospital das Clinicas, possibilitando o deslocamento de uma equipe avançada com médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares até Franca será ‘uma mão na roda’ para dezenas de pacientes que tinham dificuldades para se deslocar para outras cidades”, disse o prefeito Alexandre Ferreira, contente com essa solução encontrada. Dona Odelícia Durães, por exemplo, afirmou que pediu chorando quando começou os exames para fazer a cirurgia, para que não a mandasse para outra cidade, pois já não enxerga de um olho e ficaria sem ação com o outro que seria operado. “Não me contive e até chorei, só que agora de alegria na hora que a moça me ligou e disse que a cirurgia seria no Hospital do Coração. É um pulinho de onde eu moro no Dorothéia e tenho os parentes que podem me acompanhar”, comentou.

Pré e Pós-Operatório

Durante os últimos dias, as equipes da secretaria de Saúde, vinculadas a Unidade de Avaliação e Controle (UAC), não mediram esforços no sentido de localizar todos os 336 pacientes listados na relação dos candidatos que aguardam por uma cirurgia. Como nos cadastros feitos, os pacientes deixaram endereço e um ou mais telefones de contato, o trabalho nesses últimos foi de avisar a todos eles.

Ao final, todos foram avistados e cientificados sobre a dieta que deverão seguir nas horas que antecedem ao momento da cirurgia. Quanto aos cuidados do pós-operário, as pessoas receberão as orientações no sábado, mas é certo que no dia seguinte, domingo, eles voltarão a se encontrar pela manhã no auditório da secretaria de Saúde, onde uma equipe de profissionais estará acompanhando, realizando os curativos e efetuando a retirada da proteção colocada.

Esse mesmo expediente ocorrerá na segunda-feira, dia 5, com os pacientes que estão agendados para realizarem a cirurgia no domingo. A todo, durante as próximas semanas, o Mutirão contempla a realização de mais de 1,2 mil procedimentos cirúrgicos durante os próximos finais de semana.

Da Prefeitura de Franca

Artigo anteriorAL registra maior taxa de mortalidade infantil do país e SC, menor, diz IBGE
Próximo artigoEm Praia Grande, mudanças na integração de passagem aliviam o sistema de transporte