Estão disponíveis na rede pública de saúde a partir dessa semana, as vacinas contra o vírus HPV, cujo público alvo são meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, e Hepatite A, destinada a crianças com até dois anos incompletos. As doses podem ser recebidas nas 14 Unidades Básicas de Saúde e nos núcleos do Programa Saúde da Família.
No caso das meninas na faixa de 11 a 13 anos, as mães estão sendo orientadas a incentivar as filhas a receberem a vacina correspondente à segunda dose. A primeira foi aplicada em março e a meta é imunizar cerca de oito mil jovens. O ciclo dessa vacinação contempla uma terceira dose, que pode ser feita dentro de cinco anos. A finalidade da vacina é prevenir o câncer de colo de útero.
Hepatite A – Sobre a vacinação contra a Hepatite A, a meta é imunizar em torno de quatro mil crianças. A vacina, que está sendo incluída agora no calendário da rede pública, tem o objetivo de prevenir de infecções no fígado e evitar outros tipos de comprometimentos no organismo das crianças.