
Franca vai contar com uma unidade de perícias médicas da Secretaria Estadual da Educação. O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) recebeu resposta da secretaria confirmando que a cidade será uma das contempladas com a expansão do número de unidades do tipo em todo o estado. As unidades periciais regionais fazem as avaliações de saúde dos profissionais de forma mais ágil e eficiente, propiciando comodidade a educadores e demais funcionários.
Engler fez o pedido da unidade pericial em audiência com o secretário estadual de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, realizada na última semana. Atualmente, a secretaria tem 33 unidades periciais espalhadas pelo estado de São Paulo. Na ocasião, Herman confirmou a intenção de expandir a rede. E a Secretaria da Educação confirma que Franca está nos planos.
“A intenção da Secretaria de Educação é chegar a 60 postos regionais até o fim de 2014. Essa expansão começará com 11 postos novos. E, pela resposta dada pela secretaria, Franca estará entre esses 11, com previsão de funcionamento para o primeiro semestre de 2014”, explicou o deputado Roberto Engler.
A unidade pericial regional de Franca deve ser instalada ao lado da Escola Estadual Pedro Nunes Rocha, depois de ampliações no prédio da escola. Deve concentrar demandas da cidade e dos municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação.
As unidades periciais são compostas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outras especialidades, que realizam o atendimento direcionado às características profissionais do quadro de funcionários da Secretaria, avaliando procedimentos como a concessão e cessação de licença para tratamento de saúde e readaptação.
Os pólos do Programa de Inspeções Médicas da Educação atendem servidores que apresentem atestados superiores a 15 dias. As demais perícias são realizadas pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME). O processo de marcação de consultas dos casos assumidos pela Educação é feito pela escola ou unidade em que o funcionário atua.