Início Notícias do PSDB Franco Montoro completaria hoje 100 anos

Franco Montoro completaria hoje 100 anos

“Descentralizar é colocar o governo mais perto do povo e, por isso, torná-lo mais participativo e eficiente e mais democrático”                         

                     André Franco Montoro

 

André Franco Montoro nasceu no dia 14 de julho de 1916, na cidade de São Paulo, e foi, até o dia de sua morte, um dos políticos mais importantes da história brasileira. Humanista, defensor da descentralização e do papel fundamental dos municípios, foi um dos principais articuladores da campanha das Diretas Já e o grande artífice de um dos maiores comícios da história nacional, reunindo no Vale do Anhangabaú, em 25 de janeiro de 1984, mais de 1,5 milhão de pessoas em defesa do voto direto.

Formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e licenciado em filosofia e pedagogia, foi professor universitário, secretário-geral do Serviço Social da Secretaria de Justiça de São Paulo e procurador do estado de São Paulo.

Em 1947, filiou-se ao PDC (Partido Democrata Cristão), partido pelo qual se elegeu pela primeira vez como vereador da capital, em 1950. Depois disso, foi deputado estadual, deputado federal, ministro do Trabalho e Previdência Social, senador e governador de São Paulo.

Foi filiado ao MDB desde 1965, após o Ato Institucional nº 2 extinguir os partidos políticos no Brasil e definir o bipartidarismo. Em 1988, juntamente com outros dissidentes do PMDB como o presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra e os governadores Mario Covas e Geraldo Alckmin, fundou o PSDB.

Montoro era casado com D. Luci, com quem teve sete filhos. Faleceu no dia de seu aniversário, em 16 de julho de 1999 e deixa, até hoje, uma saudade imensa naqueles que defendem a ética, a justiça e a liberdade no Brasil.

S11 / ARQUIVO / 06/10/1985 / NACIONAL / FERNANDO EHNRIQUE CARDOSO / André Franco Montoro, Fernando Henrique e Mário Covas Jr, levantam o "Tucano" símbolo do novo partido. FOTO ANDRÉ DUSEK/AE
S11 / ARQUIVO / 06/10/1985 / NACIONAL / FERNANDO EHNRIQUE CARDOSO / André Franco Montoro, Fernando Henrique e Mário Covas Jr, levantam o “Tucano” símbolo do novo partido. FOTO ANDRÉ DUSEK/AE
Artigo anteriorFranco Montoro, cem anos
Próximo artigoAécio Neves homenageia Montoro em centenário