Início Destaque Lateral Home Gasoduto suspeito contou com atuação de Graça Foster

Gasoduto suspeito contou com atuação de Graça Foster

gracafoster-300x199O jornal O Globo, desta quarta-feira (07/01), informa que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, atuou diretamente no processo de implementação da rede de gasodutos Gasene, que liga o Sudeste ao Nordeste, e que, segundo auditoria sigilosa do Tribunal de Contas da União (TCU), teve superfaturamento de mais de 1.800% em um de seus principais trechos.

Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), a Petrobras criou uma empresa de fachada para construir o gasoduto, usando a sede do escritório de contabilidade contratado para o negócio. O proprietário do escritório, Antonio Carlos Pinto de Azeredo, exerceu o cargo de presidente da Transportadora Gasene entre 2005 e 2011. Em entrevista, disse ter sido apenas um preposto da estatal, sem qualquer autonomia.

Documento assinado em 2007 por Graça Foster, então diretora de Gás e Energia, mostra que ela levou à diretoria executiva da estatal a proposta de aprovação de parcerias para a Transportadora Gasene. Lá, constam duas informações que demonstram que a empresa era comandada, de fato, pela Petrobras.

A reportagem completa pode ser lida aqui.

Artigo anteriorIniciativa privada bancou apenas 7% dos estádios da Copa
Próximo artigoEmpresários e até ministro rejeitam tributo para saúde