Serão cinco pastas a menos que a atual administração. Hoje, foram anunciados cinco titulares; entre eles, o tucano Jorge Damião, que comandará o Memorial da América Latina.
O governador eleito João Doria afirmou hoje, 06/12, que sua gestão terá um total de 20 secretarias. Serão cinco pastas a menos que a atual gestão. As declarações foram dadas durante o anuncio de cinco novos integrantes da gestão tucana, que se iniciará em 2019.
Entre os indicados está o tucano Jorge Damião, ex-secretário de Esportes da cidade de São Paulo, que presidirá o Memorial da América Latina. Também foram indicados Patrícia Ellen para o Desenvolvimento Econômico, Célia Parnes para o Desenvolvimento Social, Vinicius Lummertz para o Turismo e Milton Luiz Melo Santos para a Desenvolve São Paulo.
Com as indicações feitas hoje sobe para quatro o número de mulheres no primeiro escalão do Governo Doria. Além de Patrícia e Celia, foram anunciadas a deputada Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Lia Porto (Procuradoria-geral do Estado). Além disso, Patrícia Iglesias presidirá a Cetesb.
PATRICIA ELLEN – SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ( ENGLOBA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO)
Nasceu em São Paulo, tem 40 anos e é formada em Administração de Empresas pela FEA-USP com mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School e MBA pelo Insead. É presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health e ex-sócia da consultoria McKinsey & Company. Professora de Liderança e Inovação Digital no Mestrado em Liderança e Gestão do Centro de Liderança Pública, é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e co-fundadora do Movimento Agora. Nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2016
CÉLIA PARNES – SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Nasceu em São Paulo, tem 52 anos e é formada em administração de empresas pela FEA-USP com diversos cursos de especialização no exterior em Gestão, Governança e Inovação. Atuou por mais de 20 anos na UNIBES, uma das mais antigas organizações da sociedade civil, onde foi Presidente e Presidente do Conselho. Implantou o primeiro Centro Dia do Idoso na capital, e unidades de Serviço de Assistencia Social a Famílias e Instituições de Longa Permanência para Idosos no município de São Paulo. Foi indicada Mulher do Ano pela Câmara Municipal de São Paulo. Paulistana Nota 10 pela Revista Veja
VINICIUS LUMMERTZ – SECRETÁRIO DO TURISMO
Nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, tem 58 anos e é formado na Universidade Americana de Paris em Ciências Políticas, fez cursos de alta gestão na Kennedy School da Harvard University e no IMD de Lausanne (Suíça) e concluiu seu A’Levels em Política, Governo e Economia, no D’Overbroeck’s College em Oxford. É ministro do Turismo. Foi presidente da Embratur de 2015 a 2018, secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo de setembro de 2012 a maio de 2015. Preside o Conselho Nacional de Turismo, do qual foi também secretário executivo. Foi secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão na gestão do governador Luis Henrique da Silveira em SC, ocupando também o cargo de secretário de Articulação Internacional. Foi o criador e presidente da Empresa Estadual de PPs e Concessões de Santa Catarina e diretor técnico do Sebrae Nacional no Governo FHC. Autor do livro “Brasil: Potencial Mundial do Turismo”
MILTON LUIZ DE MELO SANTOS – PRESIDENTE DA DESENVOLVESP
Nasceu em Aracaju, tem 67 anos e é formado em Economia pela Universidade de Brasília. Possui Especialização em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente é presidente da Associação Viva o Centro. Foi Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – DESENVOLVE SP – mar/2009 até abril de 2018 e funcionário do Banco Central do Brasil por 37 anos, tendo ocupado diversos cargos, sendo o último, Secretário Executivo e Chefe de Gabinete na gestão Henrique Meirelles (dez/2006). É ex-presidente do CREDIREAL, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nossa Caixa SP.
JORGE DAMIÃO – PRESIDENTE DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Nasceu em São Paulo, tem 61 anos e é formado em Administração, com Pós-Graduação em Gestão Pública pela FAAP e Pós-Graduação pela FIA/USP em Gestão do Esporte.
Curso de aperfeiçoamento Universidade de Harvard. Foi Secretário de Esportes na gestão João Doria e diretor de Relações Institucionais da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. Foi secretário-Adjunto das Prefeituras Regionais e Esportes na Gestão Serra/Kassab e membro da equipe que criou a Lei da Cidade Limpa na Cidade de São Paulo.