Início Notícias do PSDB Gilberto Carvalho será convocado a prestar esclarecimentos sobre conflitos em MS

Gilberto Carvalho será convocado a prestar esclarecimentos sobre conflitos em MS

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai convocar o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para prestar esclarecimentos sobre a política indigenista do governo federal.

Conforme a Agência Estado, em defesa da convocação, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) argumentou que o ministro precisa esclarecer a declaração de que a presidenta Dilma Rousseff teria dito ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) que teria sido melhor a Polícia Federal não ter cumprido o mandado judicial de desocupação da Fazenda Buriti, em Sidrolândia. Na ocasião, o índio terena Oziel Gabriel foi morto vítima de um tiro com arma de fogo.

Reinaldo afirmou que o governo federal não está tratando o conflito com a devida seriedade. “Basta ver a quantidade de portarias que a Funai baixa para demarcar áreas que foram tituladas pelo Estado e pela Própria União”, disse. “A instabilidade em Mato Grosso do Sul é culpa da omissão do governo federal. Ampliar aldeias é uma questão de política governamental, e isso eu não vou questionar. Mas a omissão do governo é grave – levou a conflitos que tiraram a vida de um produtor rural e de indígenas, há também policiais feridos, e isso não interessa ao povo sul-mato-grossense”.

A audiência com Gilberto Carvalho deve ser realizada em 30 dias.

Artigo anteriorFGTS: Ramalho cobra reposição de perda de 88,3% no fundo
Próximo artigoAlvaro: convite ao presidente da Caixa é uma oportunidade para discutir novas revelações sobre o Bolsa Família