Início Bancada Governo de SP entrega ligação entre Estação da Luz e Sala São...

Governo de SP entrega ligação entre Estação da Luz e Sala São Paulo

O Governador João Doria entregou na manhã desta terça-feira (29) a ligação entre a Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-turquesa e 11-Coral da CPTM, e a Sala São Paulo, batizada de Boulevard João Carlos Martins, homenagem ao pianista e maestro brasileiro reconhecido mundialmente por sua obra.

“Essa estação é um símbolo de São Paulo, mas faltava essa ligação com a Sala São Paulo e com outros equipamentos culturais. Hoje é o dia da Cultura, a alma de um povo. A integridade dessa alma é a alma da Cultura, é isso o que nos coloca de pé, essa é a nossa verdadeira memória”, disse Doria.

A nova passagem oferece segurança e conforto aos pedestres com total acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, dispondo de rota tátil, elevador e escadas fixas para acesso ao equipamento de cultura.

Com investimento na ordem de R$ 11,2 milhões, que contempla também a execução de serviços para adequação da plataforma central e instalação de passarela provisória de acesso à Rua José Paulino, o projeto do boulevard foi todo elaborado para preservar as características originais do ambiente e permitir integração do público com o contexto histórico do local. Por isso, a cobertura do teto, os guarda-corpos da escada, passarela e o próprio elevador foram confeccionados em vidro para permitir a interação do público com o espaço.

Os 210 metros de percurso no boulevard contam com cobertura de vidro que prioriza a luz natural, sistema de iluminação projetado com lâmpadas led dispostas em formato horizontal e fitas que percorrem o pergolado, representando os dormentes (componentes que compõem os trilhos) de uma via férrea. Todo o trajeto está ambientado com projeto paisagístico decorado com jardim vertical e bancos de madeira restaurados no mesmo estilo dos usados na estação. O espaço também possui sistema de sonorização conectado ao sistema de som da estação.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o Presidente da CPTM, Pedro Moro. O evento também contou com participação especial do maestro João Carlos Martins e apresentação musical do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Acesso ao boulevard

Para quem pretende ir à Sala São Paulo vindo do sistema de transporte sobre trilhos da Estação da Luz, basta seguir pela Plataforma 1 da CPTM, acompanhar a sinalização e acessar direto a ligação até o estacionamento do espaço cultural.

Já para quem vem da Sala São Paulo para embarque na estação, é preciso validar a passagem na linha de bloqueios que está instalada na entrada do boulevard, no estacionamento da Sala São Paulo. É importante que o cidadão já possua o bilhete para validar neste bloqueio, pois no local não terá bilheteria.

O horário de funcionamento do boulevard João Carlos Martins é das 7h às 23h30, de segunda a sexta, incluindo feriados. Aos finais de semana o horário e das 7h até o fim do último evento no complexo cultural, limitado até 23h30.

Artigo anteriorDoria lança plano de crescimento econômico para SP até 2040
Próximo artigoGarcia participa de 64º Congresso de Municípios em Campos do Jordão