Início Eleições 2012 Governo de São Paulo leva tratamento de esgoto para Mendonça

Governo de São Paulo leva tratamento de esgoto para Mendonça

O governador Geraldo Alckmin assinou neste sábado, 27/julho, convênio do programa Água Limpa para construção de estação de tratamento de esgotos com a prefeitura de Mendonça, na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Participaram do evento o secretário de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., e o prefeito da cidade, Cyozi Aizawa, além de demais autoridades da região.

“Por mês, serão retiradas 7 toneladas de carga orgânica que seriam lançadas nos afluentes do Tietê. A obra beneficiará o município de Mendonça e demais cidades da bacia hidrográfica do Tietê Baixo”, disse o governador.

O Governo do Estado investe R$ 6,8 milhões em mais essas obras de saneamento, que serão realizadas pelo DAEE e fazem parte do Programa Água Limpa. A ETE de Mendonça terá capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando cerca de 4 700 moradores (população prevista para 2030).

O município já tem uma estação de tratamento de esgotos, localizada na sua área urbana, mas que não atende às necessidades locais atuais. As obras do novo sistema de esgotamento sanitário incluem a construção da estação de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização; 5,1 quilômetros de emissários de esgoto bruto e 430 metros de emissários de esgoto tratado.

O processo de tratamento que será usado na nova ETE, além de apresentar um baixo custo de implantação, é simples para ser operado, gera baixa produção de lodos e sua eficiência é compatível com a legislação ambiental.

PROGRAMA ÁGUA LIMPA – Foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Artigo anteriorRio Preto ganha equipamentos para reabilitação de pessoas com deficiência
Próximo artigoRio Preto: aeroporto conta com aparelho que auxilia pessoa com deficiência