Nova entrada facilita chegada ao Hospital das Clínicas; Durante o evento foram anunciadas melhorias na Estação Capão Redondo para facilitar fluxo de passageiros e ampliar a área de acesso ao local
O Governador João Doria, acompanhado pelo Prefeito da capital, Bruno Covas, entregou na manhã desta quarta-feira (31) o acesso Clínicas da Estação Oscar Freire aos passageiros da Linha 4-Amarela. Na ocasião, Doria anunciou a reforma da entrada da Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás.
“A Estação Oscar Freire facilita o acesso ao complexo do Hospital das Clínicas. Como todas as obras do Metrô, com acessos amplos, bem sinalizados, com as indicações de mobilidade e acessibilidade, e um funcionamento de primeiro mundo. Nas pesquisas de opinião, o Metrô de São Paulo sempre é citado como um dos melhores serviços públicos, disputando a posição de destaque com o Poupatempo e os Bombeiros”, declarou o Governador.
Construída pelo Metrô, a nova entrada da Estação Oscar Freire está localizada na esquina da rua Oscar Freire com a avenida Rebouças, e permite chegar mais facilmente ao Hospital das Clínicas. O acesso funcionará de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h, e aos sábados, das 4h40 até a 1h do dia seguinte. A passagem conta com oito escadas rolantes, cinco fixas e um elevador, além de piso podotátil para auxiliar pessoas com deficiência visual.
Administrada pela concessionária ViaQuatro, a Estação Oscar Freire funciona desde abril de 2018 e recebe 22 mil pessoas diariamente. O local é totalmente acessível e conta, ao todo, com cinco elevadores, 20 escadas rolantes e 17 fixas, além de portas de plataformas.
Melhorias em acesso e fluxo de passageiros na Linha 5-lilás
Na ocasião, Doria também anunciou diversas melhorias para facilitar o fluxo diário de cerca de 100 mil passageiros da Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás.
Entre os serviços programados pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, estão a ampliação do espaço de entrada, implantação de uma passagem exclusiva para o terminal de ônibus e aumento do número de catracas. A área de acesso à estação será ampliada em 63%.
Ainda como parte da adequação da estação, construída em 2000, a escadaria da calçada será substituída por uma rampa, com ligação direta à área das catracas, para oferecer acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, as máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes serão reposicionadas.
Essas mudanças contribuirão para aumentar a fluidez no embarque e desembarque, especialmente em horários de maior movimentação. Ao término das adequações, a capacidade de absorção do fluxo de passageiros vindos da rua crescerá 40%. O número de catracas também terá acréscimo de aproximadamente 40%.
“Nosso objetivo é oferecer à população de São Paulo um transporte público eficiente, confortável e seguro. Além de investir na construção de novas estações, é preciso aprimorar aquelas já existentes. Nossa gestão aposta nas concessões e parcerias com a iniciativa privada para racionalizar custos e ter um serviço público de melhor qualidade. As mudanças que a ViaMobilidade fará na Estação Capão Redondo são um bom exemplo disso”, declarou o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
As obras tiveram início nesta quarta-feira e têm previsão de conclusão na primeira quinzena de novembro deste ano. Não haverá impacto na operação da linha durante as intervenções, pois os serviços serão realizados em áreas segregadas ou no período noturno.
O projeto de readequação faz parte de uma solução proposta e realizada pela concessionária ViaMobilidade para atender ao expressivo crescimento de demanda. Especialmente na Estação Capão Redondo o público aumentou significativamente após a abertura, em 28 de setembro do ano passado, das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, que fazem integração com as linhas 1-Azul e 2-Verde, respectivamente. A quantidade de passageiros transportados subiu mais de 90% _de 320 mil, em agosto de 2018, para os atuais 600 mil.
A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações ao longo de 20 km, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. A implantação da linha foi concluída em abril deste ano com a entrega da Estação Campo Belo.
Linha 4-Amarela
Construída pelo Metrô de São Paulo e operada pela concessionária ViaQuatro, atualmente a linha funciona de Luz a São Paulo-Morumbi, com 11,3 km e dez estações, permitindo a conexão com seis linhas da rede sobre trilhos de São Paulo, em quatro estações diferentes. Por ela passam em média 800 mil pessoas por dia útil.
A segunda fase de implantação da linha consiste na construção das estações Fradique Coutinho, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi (todas já funcionando) e Vila Sônia, a última do trecho, que deve ficar pronta em 2020. Também está incluso no projeto a implantação do terminal de ônibus Vila Sônia e um túnel de 1,5 km para chegada à última estação, além da complementação do pátio de manutenção da Vila Sônia, instalação das portas de plataforma, dos sistemas de alimentação elétrica, auxiliares e de telecomunicações. Toda essa etapa tem o valor orçado em R$ 1,9 bilhão.