Início Bancada Governo de SP faz parceria inédita para vacinação gratuita em farmácias

Governo de SP faz parceria inédita para vacinação gratuita em farmácias

Secretaria da Saúde está elaborando plano de logística e autorização da Anvisa para colocar projeto em prática

 

O Governador João Doria, o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, David Uip, anunciaram, nesta quarta-feira (18), o projeto de implementar a vacinação gratuita contra a influenza em mil unidades da rede privada de farmácias e drogarias da capital, podendo ser estendida aos demais municípios do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde está elaborando o plano de logística para a distribuição em farmácias da rede privada e aguarda autorização da Anvisa. A partir desta autorização, a medida inédita poderá garantir a vacinação prioritária dos idosos e foi acordada com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

“Até mil farmácias da capital, por meio de acordo com a Abrafarma, farão vacinação a partir de 13 de abril”, disse Doria.

O objetivo é evitar aglomerações em postos de saúde e a exposição ao contágio ao novo coronavírus (COVID-19), uma vez que o primeiro grupo a ser vacinado é o de idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

Antecipação da vacinação

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação contra a Influenza, devido ao surgimento do novo coronavírus. Embora esta vacina não previna contra o COVID-19, ela funcionará como manobra de contenção, já que deve diminuir a procura pelos serviços de saúde.

A antecipação do início da campanha de vacinação será para todo o território nacional, porém, foi possível porque o Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, já disponibilizou o estoque de vacinas ao órgão federal.

Artigo anteriorEstado recomenda fechamento de shoppings e academias até fim de abril
Próximo artigoSP dobra linha de crédito para proteger empresas durante pandemia