Início Bancada Governo de SP inaugura escritório comercial em Munique

Governo de SP inaugura escritório comercial em Munique

O Governador João Doria realizou, nesta segunda-feira (7), a inauguração virtual do escritório comercial do Governo de São Paulo em Munique, na Alemanha. Esta é a terceira unidade de representação internacional da InvestSP, juntamente com as operações de Xangai e Dubai, que já intermediaram mais de R$ 7 bilhões em investimentos do exterior para o estado. Com isso, a rede de apoio à internacionalização das empresas de São Paulo passa a cobrir Europa, Ásia, Oriente Médio e Norte da África.

“A abertura desse escritório de São Paulo na Europa significa o respeito pela comunidade europeia, pela Alemanha, parceiros comerciais do Brasil e de São Paulo. Isso amplia ainda mais o programa de internacionalização do Governo de SP. Iremos ampliar ainda mais essas relações trazendo novos investidores, facilitando as exportações de empresas brasileiras multinacionais e alemãs para Alemanha e o mercado europeu e avaliar também oportunidades de investimentos de empresas brasileiras no território alemão e no mercado comum europeu. Temos cerca de 1600 empresas alemãs instaladas no Brasil, sendo 86% tem sua sede em São Paulo”, disse João Doria.

O escritório de Munique atuará na atração de investimentos estrangeiros para o estado de São Paulo, com foco especial para projetos na área de sustentabilidade. A unidade também fornecerá serviços aos empresários com negócios sediados em São Paulo que tenham interesse na expansão da operação para a Europa. “Todos sabemos que o relacionamento com a Alemanha é muito importante para o Estado de SP, somos ótimos parceiros comerciais, tanto que a maior concentração industrial fora da Alemanha está aqui”, disse Julio Serson, Secretário de Relações Internacionais.

Localizado no centro de Munique, próximo a Marienplatz, o escritório funciona em um espaço cedido pela iniciativa privada, sem custos de aluguel. A estrutura oferece área com estações de trabalho e sala de reuniões para as empresas associadas, que poderão utilizá-las quando estiverem realizando atividades na Alemanha.

“Essa iniciativa coincide com o momento oportuno para as relações entre a União Europeia e o Brasil, devido aos avanços das negociações do Acordo Mercosul-União Europeia. O Governo do Estado de São Paulo acredita na importância desse acordo para alavancar as exportações paulistas e intensificar o comércio entre ambos os blocos econômicos”, disse Gustavo Junqueira, Presidente da InvestSP.

Economia sustentável

Uma das prioridades do escritório de Munique é atuar na atração de investimentos de economia verde para São Paulo. Além de posicionar o Estado como importante player na pauta da sustentabilidade, a InvestSP seguirá atuando para garantir que os investidores da cadeia global tenham São Paulo como área de destaque na retomada pós-pandemia.

A operação do escritório ficará a cargo de Fernando Fritz. Com formação em Economia e Relações Internacionais, Fritz é funcionário de carreira da InvestSP e, durante cinco anos, coordenou a implementação de investimentos estrangeiros no Estado de São Paulo. Antes de assumir a direção do escritório, Fernando atuou no gabinete de crise do Estado de São Paulo da COVID-19.

Atuação internacional

A Agência de Promoção de Investimentos já auxiliou a concretização de 72 projetos de empresas europeias no estado de São Paulo. Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia estão entre as nacionalidades das companhias que investiram mais de R$ 7 bilhões com apoio da InvestSP nos últimos anos.

As representações de São Paulo no exterior são uma estratégia do governo paulista para consolidar relações diplomáticas e comerciais, auxiliando no desenvolvimento de ações conjuntas com entidades estrangeiras.

O escritório de Xangai teve papel fundamental nas negociações com o laboratório da Sinovac para a produção da Coronavac pelo Instituto Butantan. Com foco na busca por investimentos de fundos árabes, o escritório de Dubai tem trabalhando para colocar o Estado de SP em destaque na EXPO Dubai que se inicia em outubro deste ano.

Artigo anteriorSertãozinho implanta Tucanafro municipal neste sábado
Próximo artigoGestão Doria cria 20 novas unidades do Poupatempo no Estado