Início Notícias do PSDB Governo do Estado anuncia vencedores do 11º Prêmio Mario Covas

Governo do Estado anuncia vencedores do 11º Prêmio Mario Covas

Foram 244 inscrições este ano, sendo 200 para a categoria Gestão Estadual e 44 para Gestão Municipal

Cerimônia de premiação da 11ª edição do Prêmio Mario Covas, realizada no Palácio dos Bandeirantes. Data: 05/11/2015. Local: São Paulo/SP.   Foto: Gilberto Marques/A2img
Cerimônia de premiação da 11ª edição do Prêmio Mario Covas, realizada no Palácio dos Bandeirantes.
Data: 05/11/2015. Local: São Paulo/SP.
Foto: Gilberto Marques/A2img

A 11ª edição do Prêmio Mario Covas, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, teve dois grandes vencedores nas categorias estadual e municipal, escolhidos entre as seis iniciativas que foram premiadas. Ao todo, foram 244 inscrições que concorreram em três áreas temáticas: inovação em serviços públicos, inovação em processos organizacionais e inovação em políticas públicas. Os vencedores foram revelados em cerimônia nesta quinta-feira, 5, no Palácio dos Bandeirantes.

“Esse prêmio tem uma grande relação com o momento extremamente complicado que vivemos no país em razão da situação econômica. É um prêmio que busca prestigiar principalmente quem faz mais com menos e bem feito, como gostava de dizer o governador Mario Covas. Neste ano, prestigiamos quem faz isso de maneira inovadora”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro, que destacou a importância de multiplicar as boas práticas em governo. “Com esse prêmio buscamos multiplicar e socializar essas experiências para que possam ser aproveitadas em outros entes federativos”, afirmou.

A avaliação e o julgamento ficaram a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA). O projeto tem a coordenação do professor, economista e consultor em Gestão Pública Hélio Janny Teixeira. As bancas de julgamento, que contaram com a participação de outros especialistas, foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

O Prêmio Mario Covas foi criado para reconhecer ações inovadoras de serviços públicos que gerem melhorias nos processos organizacionais, na prestação de serviços ou em política pública. É também uma valorização dos servidores estaduais e municipais e um estímulo para a geração de conhecimento na Administração Pública Paulista.

Conheça os premiados

Foram 200 inscritos na categoria Gestão Estadual e 44 em Gestão Municipal. Nas três áreas de ambas as categorias foi escolhido um projeto. Dos 59 finalistas – 37 concorrendo em Gestão Estadual e 22 em Gestão Municipal – seis foram premiados.

1º NA CATEGORIA ESTADUAL

Área: Inovação em Políticas Públicas

Programa de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência

Instituição: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Responsável: Luiz Carlos Lopes (coordenador do programa)

O programa prevê um novo serviço inédito de atendimento policial e social a pessoas com deficiência vítimas de violência. O Estado de São Paulo abriga 9 milhões de pessoas com deficiência e houve, nos últimos anos, um crescimento nos relatos de casos de violência contra essa população. Já temos hoje a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, e o programa prevê a capacitação de 12 mil servidores públicos para colocar em operação esse novo serviço especializado.

1º NA CATEGORIA MUNICIPAL

Área: Inovação em Serviços Públicos

Ação Integrada da Subprefeitura do Itaim Paulista

Instituição: Prefeitura Municipal de São Paulo

Responsável: Miguel Angelo Gianetti (subprefeito do Itaim Paulista)

Superando obstáculos administrativos e políticos, a Subprefeitura do Itaim Paulista desenvolve um projeto que integra efetivamente ações do setor público. A “Ação Integrada” consiste em organizar uma praça itinerante de serviços e políticas públicas, em sistema de rodízio. A inovação está em juntar órgãos e instâncias de governo, setor privado e ONGs, que conseguem oferecer, juntos, uma cesta com mais de 150 serviços. Para a população, o principal resultado é a efetiva presença do Estado num território vulnerável. Para a administração, o método induz a sinergias que promovem a economicidade e a qualidade do gasto público.

OUTROS PROJETOS PREMIADOS

CATEGORIA ESTADUAL

Área: Inovação em Serviços Públicos

Sistema Radar

Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Responsável: Adilson Pereira de Carvalho (diretor de telemática)

O Sistema Radar concentra informações de variadas fontes, permitindo agilidade na fiscalização do trânsito e na pesquisa de dados sobre os veículos, gerando alertas automáticos e em tempo real para todas as viaturas próximas do radar para a interceptação do veículo. Além da complexidade tecnológica, envolve a integração com outras instituições e níveis de governo, com destaque para os municípios e polícias rodoviárias. Em seus próximos estágios, o sistema contará com 843 pontos de fiscalização e 2.000 câmeras.

Área: Inovação em Processos Organizacionais

Avaliação de Vulnerabilidade Criminal nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Responsável: Washington Luis Gonçalves Pestana (chefe da assessoria)

Trata-se de uma sistemática de aferição de vulnerabilidade em fóruns e uma “fórmula social”, com base em dados criminais e ambientais, que otimizaram a distribuição de vigilantes patrimoniais nos prédios das comarcas do Estado. O resultado foi uma economia de mais de R$ 60 milhões por ano e uma melhor distribuição desses profissionais, atendendo às demandas na área de segurança.

CATEGORIA MUNICIPAL

Área: Inovação em Processos Organizacionais

Programa de Combate ao Desperdício de Água

Instituição: Prefeitura de Suzano

Responsável: Alexandre Bueno Miranda (assistente técnico)

O programa conta com a parceria da Sabesp e prevê atividades de educação ambiental para alunos do ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos para evitar o desperdício e enfrentar a crise hídrica. O projeto envolveu professores, diretores, supervisores e funcionários de escolas, que foram multiplicadores do programa, reforçando a conscientização sobre a importância do uso racional da água.

Área: Inovação em Políticas Públicas

Observatório da Educação – Educatu

Instituição: Prefeitura de Botucatu

Responsável: Juliano Bacchi (coordenador do departamento de TI)

Um conjunto de softwares, num único portal, permite a gestão centralizada de vagas e transferências entre as unidades escolares, acompanhamento de frequência e ocorrências escolares. A iniciativa facilitou a tomada de decisões com transparência. Algumas ferramentas são próprias para facilitar a inclusão de notas e ocorrências escolares, passíveis de verificação também pelos alunos e seus pais.

 

Artigo anteriorGoverno do Estado e ABStartups anunciam empresas selecionadas para o Pitch Gov SP
Próximo artigoJosé Bonifácio