Recursos vão beneficiar os municípios de Amparo, Assis, Itaquaquecetuba, Itupeva, Pereiras e Santa Fé do Sul
Com o objetivo de revitalizar, urbanizar, criar novos parques e recuperar área ambiental, o governo de São Paulo acaba de liberar R$ 12,47 milhões vindos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) para investir em diferentes projetos. Os municípios de Amparo, Assis, Itaquaquecetuba, Itupeva, Pereiras e Santa Fé do Sul serão beneficiados.
“Por meio de recursos do FID realizamos importantes investimentos fazendo economia, porque esse dinheiro não é do orçamento do Estado. O FID é um Fundo de Interesse Difuso. Quando uma empresa é multada, ela deposita esse dinheiro para ser investido em áreas de meio ambiente e cultura, por exemplo”, explicou o governador Geraldo Alckmin. .
Projetos contemplados
No município de Pereiras, o projeto prevê a criação do Parque Municipal, com viveiro de mudas de espécies nativas para recuperação de área degradada. Em Itaquaquecetuba, o recurso dará andamento ao projeto de Revitalização e Urbanização da Praça Padre João Alvarez. Já em Santa Fé do Sul, o recurso destinado ao município irá recuperar a área degrada de vazadouro municipal.
Em Assis, será investido R$ 1,949 milhão no projeto de recuperação dos Parques Ecológicos – Água da Porca e Jardim Paraná. Outro município que será beneficiado é Amparo, cujos recursos do FID com participação financeira da prefeitura serão investidos no projeto de restauração da Casa do Patrimônio Cultural. E, por fim, a construção do parque Linear do Córrego Piracatu, de Itupeva.
FID
O FID tem como objetivo financiar projetos destinados ao ressarcimento à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo.
Do Portal do Governo do Estado