O Governo do Estado vai investir R$ 10 milhões na restauração da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santos, conhecida como Cadeia Velha. O governador Geraldo Alckmin fez o anúncio nesta quarta-feira, 28, em visita à Baixada Santista. A cadeia é um dos edifícios coloniais mais antigos e importantes de Santos e foi declarado patrimônio histórico estadual.
Estão previstas na restauração a recuperação do edifício e a adequação às normas vigentes de segurança e acessibilidade. A obra será supervisionada pela Secretaria da Cultura.
A empresa contratada pela Secretaria para elaborar o projeto de restauro investigou todo o histórico de reformas do prédio, levantando plantas e documentos referentes a projetos e obras de reformas anteriores projeto de qualidade.
A proposta foi elaborada com acompanhamento dos órgãos de preservação nas três esferas: Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos).
Com a liberação do investimento, a próxima etapa é a abertura da licitação para a contratação da empresa responsável pela obra. Também já foram realizados diagnósticos das patologias, identificação e catalogação dos materiais, pesquisas, prospecções, levantamento cadastral de ornamentos, gradis, pisos, paredes e forros.