A lista de medicamentos oferecidos à população será ampliada. A Furp (Fundação para o Remédio Popular), lançou nesta segunda-feira, 20, o edital de Concorrência Internacional de PPP (Parceria Público Privada) da fábrica de Américo Brasiliense. “Vamos deixar a fábrica de Américo Brasiliense com [remédio] genérico, alta tecnologia e alto valor agregado”, disse o governador Geraldo Alckmin.
A contratação da PPP se dará na modalidade de Concessão Administrativa, pelo prazo de 15 anos, com investimentos privados de cerca de R$ 130 milhões nos cinco primeiros anos. Com o novo parceiro, a fábrica será mais competitiva atingindo sua plena operação e com registro de novos medicamentos.
“O setor privado vai investir R$ 150 milhões na fábrica de Américo Brasiliense. Nós vamos ter uma grande fábrica de medicamentos, especialmente genéricos, e ganhará concorrência quem oferecer para o governo o menor preço nesses medicamentos e ainda pagará aluguel pelo prédio”, destacou Alckmin.
Produção
A estimativa é que sejam produzidas anualmente 1,26 bilhões de Unidades Farmacotécnicas (UFs) e produzidos 96 novos medicamentos. A previsão é que o contrato da PPP seja assinado ainda este ano e a expectativa é que a fábrica esteja funcionando sob essa nova modalidade no prazo máximo de dois anos a contar da data da assinatura.
“Esse edital que está sendo publicado dá FURP de Américo Brasiliense um enorme avanço para prover à população o acesso a medicamentos com custo menor e oferta estabilizada”, disse o secretário da saúde, Giovanni Guido Cerri.
Do Portal do Governo do Estado