O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), afirmou que a apreensão de um avião que carregava R$ 4 milhões destinados à campanha do PT em Parauapebas, no interior do Pará, demonstra que o partido de Luiz Inácio Lula da Silva prossegue com práticas contrárias à democracia. “Em pleno julgamento do mensalão, o PT faz o que sempre fez: trata de comprar votos, como os antigos coronéis”, declarou.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) acrescentou: “o PT insiste em algo que ele mesmo instituiu e mantém: o emprego de dinheiro irregular em atividades políticas.”
A Polícia Federal reteve o avião com os R$ 4 milhões no aeroporto da cidade na manhã desta terça-feira (2). O veículo foi interceptado após denúncia recebida pelo juiz eleitoral da cidade, Líbio Araújo Moura. A quantia apreendida abasteceria o caixa da campanha de José das Dores Couto, candidato do PT à prefeitura da cidade e apoiado pelo atual, o também petista Darci Lermen. Leia AQUI reportagem do jornal O Globo a respeito.
Flexa afirmou que a ocorrência não pode ser interpretada como um fato isolado. A retenção do avião encaixa-se, segundo o senador, em duas práticas recorrentes: o desrespeito às leis eleitorais por parte dos petistas e também à má gestão do dinheiro público que caracterizou a passagem pelo PT na prefeitura de Parauapebas.
“O PT usa os recursos públicos de forma inadequada em Parauapebas há tempos. Denunciamos com frequência o que constatamos na cidade, e esperamos a ação das autoridades públicas para a resolução do problema. É por isso que esse episódio do avião não chega a nos surpreender”, declarou o parlamentar.