Início Notícias do PSDB Haddad mais perdido que cachorro que caiu do caminhão de mudança

Haddad mais perdido que cachorro que caiu do caminhão de mudança

O prefeito Haddad afirmou que a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico ( CIDE ) dos combustíveis, que incide sobre todos os veículos, deveria ser municipalizada e esse seria o caminho para baratear as tarifas do transporte público. Isto é, o transporte individual financiaria a melhoria do transporte coletivo. A CIDE é um imposto que incide sobre combustíveis sendo que parte dela vai para os governos estaduais e parte dela para os municípios. Supõe-se que o que ele pretende é que a totalidade da contribuição seja destinada aos municípios.

Claro está que isso é uma sugestão que não passa no Congresso, até porque esses recursos, em tese, são destinados à recuperação das malhas viárias, tanto as estaduais quanto as municipais.

O que salta à vista é a contradição do prefeito. Ele acaba de determinar que os custos da inspeção veicular do transporte privado no município de São Paulo sejam bancados pelo orçamento municipal. Vale dizer que recursos orçamentários, que poderiam ser destinados à melhoria do transporte coletivo, vão ser alocados para cobrir uma despesa típica, privada, dos proprietários de veículos privados. É o público financiando o privado. Agora, na contra mão do vem fazendo, propugna que o transporte privado financie o público com os impostos que são cobrados pelo governo federal, parte dos quais são apropriados pelos Estados.

O prefeito Haddad não é coerente nem consigo mesmo. Está mais perdido que cachorro que caiu do caminhão de mudança.

Artigo anteriorPSDB recorrerá ao Supremo contra proposta que reduz poderes da Corte
Próximo artigoDia do Orgulho Autista será tema de debate na Câmara por sugestão de Mara Gabrilli