Ampliação da capacidade de atendimento permitirá a otimização da dinâmica do centro cirúrgico e da clínica médica, beneficiando casos de alta complexidade

O Hospital Mandaqui, maior hospital da zona norte da capital, acaba de ter o setor de UTI adulto ampliado. O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira (27) os novos leitos, que passam de 10 para 40 leitos destinados ao atendimento de casos de alta complexidade clínicos e cirúrgicos.
A ampliação da capacidade de atendimento permitirá a otimização da dinâmica do centro cirúrgico e da clínica médica. Isso porque os leitos estão subdivididos igualmente em duas UTIs – uma no segundo andar, com 20 leitos, voltada ao atendimento de pacientes clínicos, e a outra no sexto andar, diretamente ligada ao centro cirúrgico, que atenderá pacientes do pós-operatório.
“Como aqui, no Mandaqui, se atende pacientes graves e idosos, nós estamos ampliando o número de vagas da UTI. Um hospital de 405 leitos terá quase 20% de terapia intensiva. Isso vai acelerar muitas cirurgias,” explicou o governador.
O investimento total é de R$ 24,2 milhões para readequação do espaço, aquisição de equipamentos e contratação de especialistas e profissionais de saúde para operacionalizar e gerenciar os 40 leitos.
A equipe multidisciplinar, contratada por meio de convênio com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), será composta por 48 profissionais, como médicos intensivistas, plantonistas e diaristas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.
O convênio tem vigência de 13 meses e poderá ser prorrogado, se necessário. Ele prevê a ampliação gradativa no funcionamento dos leitos da UTI adulto, com aumento de dez unidades em funcionamento a cada 30 dias, atingido a plena capacidade no primeiro bimestre de 2016.
Do Portal do Governo do Estado