
Seguem aceleradas as obras do novo Hospital Regional de Itanhaém. Após construir e organizar todo o canteiro de obras, assim como o local que abrigará os dois geradores de 625 Kwa, que serão instalados em novembro, a empresa responsável pela obra trabalha na etapa de fundação do prédio. Aproximadamente 80% desta já foi concluída, assim como 40% dos pilares do térreo.
A nova edificação será constituída de 8 pavimentos, e praticamente duplicará a capacidade de atendimento do HRI/CONSAÚDE , que passará de 1.300 atendimentos mil/mês para 2.700/mês. Será dotada de um heliponto para atendimentos de emergência, centro cirúrgico com 5 salas e estará interligado a estrutura atual, que será totalmente reformada. O HRI é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira desde a regionalização da unidade em 2007.
O novo Hospital Regional de Itanhaém aumentará em 155% sua capacidade de atendimento em relação a atual estrutura, passando de 94 leitos para 240, dos quais 50 estarão sob cuidados intensivos (10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI Infantil, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de Unidade Semi Intensiva.
“Apesar da grande carência regional, é o início de um processo que, em longo prazo, vai desafogar os sistemas de Praia Grande e Santos”, afirmou o prefeito Marco Aurélio.
A unidade abrigará novas especialidades após sua ampliação, tais como: neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, endocrinologia, nutrologia, nefrologia e pneumologia.